Principais serviços

A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) foi fundada em 30 de maio de 1946, durante reunião em Porto Alegre do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — liderado por Caio Brandão de Mello. Desde então, zela pelo bem-estar dos advogados e seus dependentes, oferecendo serviços próprios e conveniados, e benefícios àqueles que necessitem de algum tipo de auxílio (especial, natalidade, cirúrgico-hospitalar e funeral). Mas não é só isso. A Caixa gaúcha promove momentos de confraternização da classe, como a feijoada dos Advogados, e de lazer, como o Verão OAB CAARS, as rústicas e os Jogos Estaduais; também desenvolve ações diversas por meio de projetos como o Previne — todos eles voltados aos cuidados com o corpo e mente do advogado, sempre em parceria com as subseções da OAB/RS no interior do Estado.

Estrutura de trabalho também é prioridade

A CAA/RS entende que o cuidado com o advogado também inclui condições dignas de trabalho e acesso a ferramentas adequadas para o bom exercício da profissão. Neste aspecto, investe na aquisição de equipamentos para as salas das subseções da OAB/RS e dos foros da capital; auxilia na criação de escritórios compartilhados;

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS é o braço cultural da entidade, responsável pelo aperfeiçoamento profissional dos advogados gaúchos. Para tanto, desenvolve cursos de capacitação à advocacia - presenciais e transmitidos pela Internet, cursos telepresenciais em parceria com a AASP, grupos de estudos, seminários, congressos, publicações e demais programações.

Estrutura

Localizada no espaço de conhecimento da Ordem gaúcha, OAB/RS Cubo, a ESA/RS conta com oito salas de aulas para os cursos presenciais e reuniões de grupos de estudos, modernamente equipadas e climatizadas. Há também um auditório com capacidade para 350 pessoas. A ESA oferece:

  • Cursos regulares de idiomas;
  • Grupos de Estudos em parceria com a Comissão Especial do Jovem Advogado;
  • Cursos de Capacitação em diversas áreas do Direito – encontros quinzenais;
  • Seminários de aperfeiçoamento;
  • Cursos Telepresenciais (Parceria entre OAB/RS, ESA e AASP –exibidos na sede de Porto Alegre e em diversas Subseções);
  • ESA Virtual (mais de 80 vídeos de cursos gravados e disponibilizados no Portal do Aluno da
  • ESA/RS: http://portaldoaluno.oabrs.org.br/ ;
  • Palestras presenciais nas subseções da OAB/RS;
  • Biblioteca Dr. Júlio Teixeira (conta com um acervo de mais de 10 mil obras para consultas e empréstimos aos advogados);
  • Cursos via Internet.
A Sicredi COOABCred/RS é uma das 114 cooperativas que integram o Sistema Sicredi. Inaugurada em 25 de abril de 2014, a instituição foi criada para ser uma alternativa mais justa e amistosa de relacionamento na gestão financeira das advogadas e advogados do RS. O objetivo da cooperativa é estar próxima da categoria, oferecendo soluções que realmente façam a diferença na vida fi nanceira de seus associados. Desde sua criação, a Sicredi COOABCred/RS alcançou expressivo avanço, superando as metas estabelecidas e entregando resultados representativos à categoria. A partir dos princípios do cooperativismo, a Sicredi COOABCred/RS desenvolve um modelo de gestão colaborativa, onde todos os associados possuem voz ativa nas decisões do negócio.
O OABPrev-Rs é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), instituída pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul, e pela Caixa de Assistência dos Advogados - CAA/RS.
O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS é o órgão responsável por julgar, em primeiro grau, os processos ético-disciplinares dos advogados, bem como por responder a consultas formuladas, em tese, sobre matéria ético-disciplinar. Conforme os termos do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, ao TED também compete suspender acusados, preventivamente, em casos de conduta suscetível de acarretar alguma repercussão que seja prejudicial à advocacia. Além disso, por ele são promovidos cursos, palestras, seminários e outros eventos da mesma natureza, acerca da ética profissional do advogado. Por fim, o TED atua como órgão mediador ou conciliador em questões que envolvam: dúvidas e pendências entre advogados; partilha de honorários contratados em conjunto ou decorrentes de subestabelecimento, bem como os que resultem de sucumbência, nas mesmas hipóteses; e controvérsias surgidas da dissolução de sociedades de advogados.
A COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E DAS PRERROGATIVAS - JOSÉ FRANCISCO OLIOSI DA SILVEIRA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL DO RIO GRANDE DO SUL, tem como função principal defender e prestar assistência, ao inscrito na OAB/RS (esporadicamente de outros Estados) , sempre que este sofrer restrições ao livre exercício de sua profissão, não atuando quando os advogados estiverem envolvidos em algo que não dizem respeito ao exercício da atividade profissional; constitui-se numa espécie de Pronto-Socorro do Advogado, pois possui Plantão Permanente 24h, nas PRERROGATIVAS DE ADVOGADO.
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - São Leopoldo
Rua Padre Pedro Ernesto Haeser SJ, 72 - CEP 93022-010 - São Leopoldo - RS Fone: (51) 3592.8144 - E-mail: saoleopoldo@oabrs.org.br