A OAB São Leopoldo promoveu, por meio da sua Comissão de Direito Criminal, a palestra “Perícia Médico-Legal na Investigação Criminal: princípios básicos”. A atividade aconteceu na noite de quarta-feira (17/06), aprofundando conhecimentos sobre a atuação pericial e a interpretação técnica de laudos no âmbito criminal.
A mesa oficial foi composta pelo presidente da OAB São Leopoldo, Arthur Orlando Dias Filho; pela presidente da Comissão de Direito Criminal, Bianca Figueiró dos Santos; pelo médico legista e palestrante da noite, Francisco Silveira Benfica; pelo vice-presidente da comissão, Sérgio Rodrigues, e pela integrante da CDC, Isadora Dullius Fraga, mediadora da atividade.
Durante a palestra, Francisco Silveira Benfica apresentou um panorama sobre a estrutura e o funcionamento do Instituto Médico-legal, abordando a abrangência do trabalho desenvolvido pelos médicos legistas e os desafios enfrentados de acesso aos serviços periciais em diferentes regiões do Estado. O palestrante também explicou aspectos técnicos relacionados aos exames realizados em casos de lesão corporal, violência sexual, embriaguez e necropsias, esclarecendo procedimentos e critérios utilizados na elaboração dos laudos periciais.
Ao longo da exposição, foram destacadas as sutilezas presentes na análise dos casos e a importância da compreensão da linguagem técnica empregada nos documentos periciais. A atividade proporcionou orientações práticas para que a advocacia possa realizar uma leitura mais qualificada dos laudos, identificando elementos relevantes para a atuação profissional.
Além de promover a atualização técnica da advocacia criminal, o evento teve caráter solidário. As inscrições foram realizadas mediante a doação de absorventes e desodorantes, que serão destinados ao Centro Jacobina, instituição que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.