A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção São Leopoldo (OAB/SL), em conjunto com empresários e contadores, vinha desde julho de 2019 mobilizando-se para manter a Receita Estadual em São Leopoldo. A agência localizada no município teve seus serviços encerrados em 31 de dezembro de 2019. Os atendimentos que eram realizados em São Leopoldo foram transferidos para a Delegacia da Receita Estadual em Novo Hamburgo. Além dos advogados e da população, empresários e contadores também serão atingidos com o fechamento da agência.
“O Estado está passando por uma crise muito grande, e um dos motivos alegados para o fechamento seria a economia, entretanto, segundo levantamos quando do movimento pela manutenção da agência na cidade, o Estado paga em NH cerca de 40 mil reais de aluguel mais o condomínio por 3 andares em um prédio. Já em São Leopoldo o Estado é proprietário de áreas que poderiam abrigar tranquilamente todo o serviço que já havia e o que passa a ser disponibilizado em Novo Hamburgo”, afirma a presidente da OAB/SL, Léa Potrick.
A necessidade de os advogados e a população se deslocarem à Novo Hamburgo é apenas um dos inconvenientes da mudança, conforme destaca a presidente. “Dificilmente teremos excelência no atendimento com toda a demanda dos municípios que já são atendidos em Novo Hamburgo e agora mais os de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí e Portão”.
Participaram do movimento, além da OAB São Leopoldo, a OAB Sapucaia e a OAB São Sebastião do Caí; empresários e sindicatos da cidade: o presidente do Sindimetal RS, Sergio de Bortoli Galera, o presidente do Sindilojas, Walter Seewald, o presidente da Acist SL, Oldemar Plantikow Brahm e o presidente da Sincontecsinos, Paulo Roque Luiz; a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Acis Sapucaia do Sul e comunidade em geral.
Curta e siga a fanpage da OAB/SL, clicando aqui.
************
Daiane Mendes | Assessoria de Comunicação
OAB Rio Grande do Sul - Subseção São Leopoldo