O Poder Legislativo de Portão realizou na quinta-feira (21/08), no plenário da Câmara Municipal, a primeira Sessão Solene em Homenagem ao Mês da Advocacia, em parceria com a OAB São Leopoldo. Em sua primeira edição, a Comenda Cláudio Bock foi entregue à advogada Dra. Liane Elisa Uebel, em reconhecimento à sua trajetória profissional e contribuição à cidadania.
O ato oficial, proposto pela vereadora Joice Dillenburg, marcou um passo importante na valorização da classe e reforçou o compromisso da OAB em celebrar e destacar o papel da advocacia na sociedade local.
O evento contou com a presença da secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Pereira Soares, representando o presidente estadual, Leonardo Lamachia; integrantes da OAB São Leopoldo, advogados(as) e autoridades locais.
Após a fala emocionada dos filhos de Cláudio Bock, advogado que dá nome à comenda, e da manifestação do vereador presente, Tássilo Weber, foi o momento do discurso do presidente da OAB São Leopoldo, Arthur Orlando Dias Filho.
Sobre o decreto que instituiu a homenagem à advocacia, Dias afirmou que quem mais ganha com o fortalecimento de vínculos entre a classe e o poder legislativo é a comunidade e que a comenda solidifica a OAB como o instituição defensora da justiça e da cidadania. Sobre a agraciada, o presidente lembrou que sua história teve início em um momento em que as mulheres encontravam muitas dificuldades para serem protagonistas e que seu exemplo inspira toda uma comunidade. "Fomos muito felizes na indicação do nome da Dra. Liane como agraciada, não por ser a advogada mais antiga, mas por ter sido referência para a cidade, o que a qualifica indiscutivelmente para receber essa homenagem", falou Arthur.
Emocionada, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares, compartilhou da emoção da família Bock e se disse muito feliz em perceber que esse afeto permanece fazendo parte da realidade das famílias. Em sua fala, destacou que o objetivo da noite é celebrar a trajetória da homenageada e seu legado silencioso de respeito e admiração. O participantes ainda puderam ouvir a manifestação da juíza da 2° Vara Cível, Camila Oliveira Maciel, que representava a direção do foro local.
A proponente da sessão solene, Joice Dillenburg, também exaltou o papel da advocacia como a voz de quem precisa de ajuda e afirmou ser uma honra entregar essa primeira comenda a uma mulher que muito contribuiu para a comunidade.
Encerrando a noite, Liane Uebel falou em agradecimento e valorização da advocacia de Portão. Lembrou que Cláudio Bock foi um grande profissional, homem de muitos atributos, que a partir de agora será lembrado anualmente com muito carinho pela cidade.
A comendadora destacou as mudanças na profissão ao longo das décadas de sua atuação, bem como mudança estruturais. Contou sobre a conquista da comarca de Portão. "Todas essas transformações contribuíram para o meu engrandecimento pessoal. Sempre atuei com dignidade, ética e em valorização da cidadania", completou Uebel.
Também estiveram presentes na solenidade, a vice-presidente da OAB São Leopoldo, Jucemara Toffoli; o secretário-geral, Fábio Leopoldo Lara, e o tesoureiro, Roberto Luís Hupfer.
Assessoria de comunicação - Débora Souza