Representando o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a secretária-geral adjunta da entidade, Regina Pereira Soares, participou de sessão solene em referência ao Mês da Advocacia, realizada na quinta-feira (21), no plenário da Câmara Municipal de Portão.
A homenagem é fruto de parceria entre o Legislativo municipal e a subseção de São Leopoldo, que instituiu a Comenda Cláudio Bock, honraria criada para destacar profissionais da advocacia que se tornaram referência na defesa da cidadania. Em sua edição de estreia, a distinção foi entregue à advogada Liane Elisa Uebel, de 77 anos, primeira mulher advogada de Portão, reconhecida por mais de cinco décadas de dedicação à profissão.
Em sua fala, Regina Soares ressaltou o simbolismo da homenagem: “Estamos aqui com o objetivo de celebrar a trajetória da homenageada e seu legado de respeito e admiração. Reconhecer esse caminho é também valorizar toda a advocacia, que, assim como a Dra. Liane, dedica sua vida à cidadania e à construção da Justiça”, disse.
O presidente da OAB São Leopoldo, Arthur Orlando Dias Filho, destacou a importância da iniciativa: “A Comenda fortalece os vínculos entre a advocacia e a comunidade, ao mesmo tempo em que valoriza quem fez história na cidade”.
Histórico da homenageada
Liane Elisa Uebel, 77 anos, é a primeira advogada de Portão e acumula mais de 50 anos de trajetória profissional. Formada pela Unisinos em 1973, atuou em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, especializou-se em Direito Civil e Imobiliário, foi delegada da OAB/RS no município, procuradora de Portão e membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), sendo reconhecida em 2023 com o Diploma de Advogada Jubilada.
Histórico do patrono da comenda
Cláudio Bock (1959-2003) dedicou sua vida à advocacia em Portão, onde construiu uma carreira marcada pelo estudo e pela defesa da Justiça. Sua memória segue como exemplo de ética, coragem e compromisso com a cidadania, valores que inspiraram a criação da Comenda que leva seu nome.
Presenças
Também participaram da solenidade: a vice-presidente da subseção de São Leopoldo, Jucemara Toffoli; o secretário-geral da subseção de São Leopoldo, Fábio Leopoldo Lara; o tesoureiro da subseção de São Leopoldo, Roberto Luís Hupfer; a conselheira da subseção de São Leopoldo, Sandrini Scherer Pohren; a delegada da CAA/RS na subseção de São Leopoldo, Sandra Inês Schlabendorff; o ouvidor da subseção de São Leopoldo, Cláudio Garce; o prefeito de Portão, Kiko Hoff; o vice-prefeito, Ardêmio Dávila; o procurador-geral do município, Alexandre Sato; o presidente da câmara de vereadores de Portão, Roberto Leitão; a proponente da homenagem, vereadora Joice Cristiane da Silva Dillenburg; a 1ª vice-presidente da câmara, vereadora Fátima Tenedini Coelho; o 1º secretário, vereador Tássilo Weber; o 2º secretário, vereador Zé Toquinho; os vereadores Cléo do Liberdade, Dioni Rafael Bandeira da Rosa, Elias Trein, Leco, Reginaldo Coelho e Vilson Borba.