A presidente da Subseção de São Leopoldo, Rita Pavoni, participou, de 27 a 30 de novembro, da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com a presença de mais de 20 mil advogados de todo o Brasil.
A Conferência, que é o maior evento jurídico do mundo, foi marcado pelo destaque ao papel histórico da Ordem em defesa da advocacia e da sociedade, bem como por fortes críticas à corrupção que assola os três poderes da República.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi um dos palestrantes do evento. Sua exposição aconteceu na tarde do primeiro dia (27), com o painel Garantias do Direito de Defesa. A atividade foi presidida por Fernando Santana Rocha, teve como relator Charles Sales Bordalo e como secretário José Maurício Vasconcelos Coqueiro.
No segundo dia da Conferência Nacional aconteceram 37 painéis, todos discutindo temas relevantes para a classe jurídica. Entre os temas, destacou-se painel do ex-presidente da OAB/RS e conselheiro federal da seccional gaúcha, Marcelo Machado Bertoluci, que compôs a mesa do painel 10 sobre Acordo de Leniência e Delação Premiada. Ele palestrou sobre Regime Jurídico dos Acordos de Leniência. O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, esteve presente no debate juntamente com o coordenador de mesa e conselheiro federal da OAB/RS, Renato Figueira.
Na manhã da quinta-feira (30), durante o encerramento da XIII Conferência Nacional da Advocacia, a conselheira federal e ex-presidente da OAB/RS, Cléa Carpi, recebeu a Medalha Rui Barbosa, a condecoração mais elevada que a OAB pode conferir a um advogado.
A gaúcha, natural de Guaporé, provocou grande emoção e a admiração dos colegas do Estado que acompanhavam o evento, assim como da presidente da subseção leopoldense, Rita Pavoni, que é conterrânea da primeira mulher a assumir a presidência da OAB Rio Grande do Sul e a receber a referida comenda.
Durante sua fala, Cléa também fez um histórico das lutas vividas pela OAB, valorizando a forma como a entidade participou da construção democrática do país: “A OAB está na gênese do Estado constitucional vigente hoje no Brasil. Esteve na vanguarda das lutas cívicas que propiciaram a redemocratização, a anistia, o fim da censura, a liberdade de plena organização partidária, o restabelecimento de eleições diretas em todos os níveis e, por fim, a Assembleia Nacional Constituinte, que promulgou a Constituição da República de 1988, consolidando todas essas conquistas”, afirmou ela.
O estande da OAB/RS no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com 54m², localizado próximo ao espaço da seccional anfitriã (OAB/SP) e da CONCAD, foi um destaque a parte na conferência, recebendo toda a classe jurídica repleto de serviços e atividades. Um dos grandes momentos foi a presença ilustre do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da OAB São Paulo, Marcos Costa, prestigiando a apresentação de dança tradicional gaúcha realizada no estande.
Milhares de profissionais e estudantes de Direito usufruíram das atividades ofertadas no local. Os serviços de saúde da CAA/RS, como massoterapia, orientação nutricional, aferição de pressão arterial, fisioterapia e auriculoterapia foram os mais requisitados e contaram com profissionais de alta qualidade. Além disso, a Loja do Advogado disponibilizou diversos produtos à venda, como acessórios para escritório e souvenires.
Fonte: Site OAB/RS