Atenta às necessidades sociais, a OAB São Leopoldo promoveu o Coffee do Mês da Mulher com a temática tecnologia na proteção às mulheres vítimas. O evento, realizado na última terça-feira (13), no auditório do Cecrei, teve como palestrante a delegada Sônia Maria Dall’Igna.
Após o café de integração que recepciona os participantes, a presidente da OAB São Leopoldo, Dra. Rita Pavoni, falou sobre o mês especial de comemoração às mulheres, e destacou que faz parte da celebração também debater questões latentes na sociedade e que dizem respeito à mulher, como o caso da violência doméstica. “Estão previstas ações de integração, valorização da mulher e de aprendizagem neste mês”, afirmou a presidente, que convidou a todos para aproveitarem o momento de aprendizagem idealizado pela diretoria executiva e pelas Comissões da Mulher e de Eventos da OAB/SL.
A delegada Sônia Maria Dall’Igna palestrou sobre o tema de seu mestrado e, para contextualizar o assunto, falou sobre os desafios que, ao longo da história, as mulheres enfrentam, principalmente na questão da violência doméstica e sexual. “Este é um problema que ocorre em todas as camadas sociais, embora de maneiras diferentes, e que, para ser minimizado, as mulheres precisam passar por um processo de esclarecimento e empoderamento”, pontuou Sônia.
A delegada apresentou as políticas públicas existentes para enfrentar a violência contra a mulher, bem como ações e projetos da Rede de Atendimento. Na sequência, falou sobre o PLP 2.0, aplicativo desenvolvido para o Estado do Rio Grande do Sul e que integra vários órgãos públicos para atender às mulheres vítimas. Destacou ainda que a tecnologia é algo que está acessível a todos e que o próprio WhatsApp pode ser utilizado para denúncias à Polícia Civil.
Por fim, a palestrante apresentou o programa Papo de Responsa, da Polícia Civil, que busca promover um diálogo nas escolas, com jovens e adolescentes, sobre prevenção às drogas, violência e o papel do policial na sociedade.
Participou do encontro Léa Presser Potrick, secretária-geral da OAB/SL; Sandra Inês Schlabrendorff, secretária-geral adjunta; Adriana Pafiadache Rocha Dantas, coordenadora da Comissão da Mulher; Márcia Schwantes, conselheira seccional; Paulete Souto, vice-prefeita de São Leopoldo, representando o prefeito Ary Vanazzi;Angelita da Rosa, procuradora-geral do município; Joel Oliveira, titular 1ª DP de São Leopoldo, representando o delegado Regional da 3ª região de polícia
metropolitana, Rosalino Constante Seara; Vanessa Saraiva, representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres; Antoninha Della Méa Lima, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Hélio Teixeira, secretária municipal de Direitos Humanos; capitã Bibiana Beck da Brigada Militar; Márcia Horn, representando o Centro Jacobina; Maria Alice Rodrigues, representando a Prasjur e Leila Camargo, representando a ACIST, além de outras autoridades, representantes de subseções da OAB da região, advogadas e advogados.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza