Em sessão realizada na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, no dia 08 de fevereiro, em que o veto do prefeito municipal ao Projeto de Lei 140/2017, de autoria do vereador Fabiano Haubert, seria apreciado pelo legislativo, o vice-presidente da OAB São Leopoldo, Cláudio Garcez, fez uma manifestação, defendendo o projeto que garantiria à entidade a representação com membro titular nos conselhos municipais de São Leopoldo.
Após aprovado pela Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei foi vetado pelo prefeito municipal, Ary Vanazzi. O veto teve como base um parecer da procuradoria-geral do município, que entende que a OAB, como entidade autônoma, não deve ser obrigada a participar de conselhos municipais.
O vice-presidente representou a OAB/SL na sessão, apresentando a posição da entidade, ressaltando o papel de defesa da cidadania, e que, portanto, tem todo o interesse em ser ativa nos Conselhos Municipais. O PL valoriza e facilita o papel da entidade junto à comunidade, com a qual assume compromisso de porta voz, buscando salvaguardar os direitos dos cidadãos, conforme determinado na Constituição Federal do nosso país.
A votação entrará em pauta novamente nesta quinta-feira (22) para apreciação. A OAB/SL estará presente e convida a classe para participar da sessão, apoiando esse importante pleito para a sociedade leopoldense.
Assessora de comunicação - Débora Souza