A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção São Leopoldo (OAB/SL) passou a integrar o Comitê Municipal de Prevenção e Atenção à Covid-19 na tarde desta sexta-feira (26). A presidente da subseção, Léa Presser Potrick, participou de reunião virtual extraordinária com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, secretários e representantes da sociedade civil para avaliar a situação crítica do enfrentamento à pandemia no município.
O governo do Estado anunciou nesta tarde que, diante do crescimento exponencial de contágio do coronavírus e do elevado crescimento na ocupação hospitalar no Rio Grande do Sul, houve a suspensão temporária do sistema de cogestão regional, o que obriga os municípios a adotar os protocolos da bandeira preta a partir deste sábado (27).
De acordo com a presidente da OAB/SL, a OAB é sensível à grave situação sanitária e vem acompanhando desde o início a atuação desse grupo e do executivo municipal. “Em qualquer situação, a violência continua existindo e tantas outras situações que demandam a necessária intervenção da advocacia, por isso a advocacia foi prevista no artigo 133 da Constituição Federal como indispensável à administração da justiça, sendo também responsável pela paz social. Nesse cenário, a OAB pautará sua atuação nesse espaço, buscando contribuir e garantir o exercício pleno da advocacia, pelo bem da sociedade e a garantia da cidadania”, destaca Léa.
O Comitê faz um alerta à população em virtude das cidades que estão à beira de um colapso iminente no sistema de saúde, nas redes pública e privada. “É fundamental que os leopoldenses sigam todas as medidas de prevenção contra a covid-19. A situação é grave, o nível de contaminação é elevado e o de internados nas UTIs aumenta a cada dia”.
Curta e siga a fanpage da OAB/SL, clicando aqui.
************
Daiane Mendes | Assessoria de Comunicação
OAB Rio Grande do Sul - Subseção São Leopoldo