A atividade que deu início a Programação do Mês do Advogado da OAB São Leopoldo ocorreu nesta terça-feira (1º), no evento Coffee com o Juiz do Trabalho Luís Henrique Bisso Tatsch, realizado pela diretoria executiva da entidade e pela Comissão do Jovem Advogado, no auditório do Cecrei.
Reunindo mais de 70 advogados, o encontro promoveu uma reflexão sobre a Reforma Trabalhista, além de questões sobre a prática de conciliação.
A presidente, Rita Pavoni, fez a recepção dos participantes, agradecendo a adesão dos colegas na atividade. Em sua fala de abertura, a presidente destacou que, na contramão da situação atual da maioria dos brasileiros, a advocacia tem motivos para comemorar, com as recentes vitórias da classe em âmbito nacional, estadual e municipal.
A coordenadora da Comissão do Jovem Advogado, Lovani Huning Hilgemberg, falou da satisfação em receber o juiz que já atuou na Comarca e apresentou suas qualificações profissionais.
Luís Henrique Bisso Tatsch iniciou a palestra tratando da cultura de conciliação. “O objetivo é resolver com qualidade o processo”, destacou o juiz do Trabalho.
Sobre a Reforma Trabalhista, Luís Henrique observou que não é o momento para se ter conclusões e complementou que será o dia a dia dos operadores do Direito que sinalizará como será a nova legislação na prática.
Na sequência, trouxe para o debate alguns dispositivos que sofreram alterações com a Reforma Trabalhista, tais como a justiça gratuita, honorários de sucumbência e perícia técnica. Debateu com os participantes pontos questionáveis e dúvidas sobre a redação da nova lei. Ao encerrar, falou da satisfação em retornar ao município de São Leopoldo, onde atuou como magistrado durante 8 anos.
Integraram a mesa diretiva, além dos já citados, o vice-presidente da OAB/SL, Cláudio Garcez; a secretária-geral, Léa Presser Potrick; a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff, e o tesoureiro, Renê Engroff.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza