Trazendo a juíza do Trabalho e presidente da AMATRA IV, Carolina Hostyn Gralha, o Roda Viva do Direito do Trabalho da OAB São Leopoldo, especial do Mês da Mulher, debateu os direitos das mulheres e o mercado de trabalho. A atividade ocorreu na última quarta-feira (13), no auditório do Cecrei, envolvendo advogadas e advogados na discussão.
O evento promovido pela Comissão Especial em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da OAB/SL foi conduzido pela presidente da subseção, Léa Presser Potrick. Como debatedoras, mulheres de Ordem, advogadas, docentes e empresárias, que levantaram questionamentos sobre discriminação, diferenças salariais e realização pessoal das mulheres na atualidade.
Foram duas rodadas de perguntas feitas pela ex-presidente da OAB São Leopoldo, Rita Pavoni; pela advogada e docente dos cursos de pós-graduação em Direito da Unilasalle, Cíntia Guimarães; pela empresária, Madeleine Rossi de Moraes Hilbk; pela advogada e integrante da Comissão da Jovem Advocacia da subseção, Raquel Severo, e pela conselheira subseccional e docente da Unisinos, Raquel Von Hohendorf.
A entrevistada, esbanjando carisma e competência, iniciou sua fala destacando que as mulheres são definidas por duas palavras: desafio e coragem. Além de responder a todas as questões, exemplificando com casos que já vivenciou na magistratura, a juíza ainda relatou um pouco da sua experiência como mulher na consolidação de sua carreira profissional.
A presidente da entidade, Léa Presser Potrick, finalizou o encontro falando sobre o empoderamento feminino, que se traduz na ocupação de mulheres em mais de 50% de postos de trabalho, e se juntou à Carolina Hostyn Gralha conclamando às mulheres para se unirem pela igualdade de gênero e o fim da discriminação e violência.