A Ordem do Advogados do Brasil subseção São Leopoldo (OAB/SL) realizou, sob a coordenação da conselheira subseccional Jucemara Toffoli e em conjunto com a Comissão da Jovem Advocacia (CJA), a Jornada de Direito Sistêmico, nos dias 12, 13 e 14 de abril, via plataforma Zoom. A jornada teve em sua programação seis palestrantes renomados do Brasil, que abordaram a utilização do Direito Sistêmico nas mais variadas áreas do Direito, dentre elas a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Advocacia e a Magistratura. A subseção também contou com o apoio da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões da OAB/RS, da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com a presidente da OAB/SL, Léa Presser Potrick "o evento teve como intuito promover a divulgação dessa nova forma de fazer o Direito, com a discussão sobre temas específicos e correlatos do Direito Sistêmico e uso de técnicas como a constelação familiar na resolução de conflitos".
No dia 12 de abril, os assuntos discutidos foram o Direito Sistêmico, a Defensoria Pública e o Ministério Público. A primeira palestra foi com a Defensora Pública do Mato Grosso do Sul, Jamile Gonçalves Serra Azul, que falou a respeito da “Defensoria sistêmica: uma nova perspectiva de acesso à justiça”. O segundo palestrante da noite foi o promotor de Justiça no Ministério Público de Minas Gerais, Elkio Uehara, que discorreu sobre “A contribuição da visão sistêmica na atuação resolutiva do Ministério Público”.
Em 13 de abril, os palestrantes abordaram sobre o Direito Sistêmico e a Advocacia. A advogada de São Paulo, Fabiana Junqueira Middleton Quezada, debateu “Abordagem Sistêmica Aplicada ao Direito e à Advocacia”. A segunda palestra ficou a cargo da advogada de Santa Catarina, Eunice Schlieck, que apresentou o tema “A relevância das Comissões de Direito Sistêmico em tempos de pandemia”. Durante a atividade virtual, foi sorteado o livro "A Filosofia Jurídica Sistêmica: um olhar humanizado na Justiça".
Na última noite da Jornada, em 14 de abril, os palestrantes discutiram sobre o Direito Sistêmico e a Magistratura. O Juiz de Direito no Tribunal de Justiça de Alagoas, Cláudio José Gomes Lopes, apresentou “O Juiz como instrumento de aplicação do Direito Sistêmico na resolução dos conflitos”. Já a Juíza de Direito no Tribunal de Justiça de São Paulo, Vanessa Aufiero da Rocha, abordou “Casa da Família e Direito Sistêmico: a Justiça a serviço do amor''.
Participaram da jornada a presidente da subseção, Léa Presser Potrick; a secretária-geral, Adriana Pafiadache Rocha Dantas; a coordenadroa da CJA, Isadora Pavoni; as integrantes da CJA, Karen Marx e Sandrini Pohren; a conselheira subseccional, Túlia Margareth Minuzzi Delapieve e a conselheira seccional, Márcia Schwantes.
Curta e siga nossas redes sociais, clicando aqui.
************
Daiane Mendes | Assessoria de Comunicação
OAB Rio Grande do Sul - Subseção São Leopoldo
A Filosofia Jurídica Sistêmica: um olhar humanizado na justiça