A Ordem gaúcha, por meio da sua Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou, nos dias 08 e 09 de agosto, a III Conferência Estadual da Mulher Advogada da OAB/RS. O evento ocorreu no auditório da OAB/RS Cubo, em Porto Alegre.
A Coordenadora da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de São Leopoldo, Adriana Pafiadache Rocha Dantas, secretariou o painel “Prerrogativa da Mulher Advogada”, que teve como palestrante a conselheira seccional da OAB/RS, Nara Teresinha Piccinini da Silva. Segundo Adriana Dantas, o encontro serviu para divulgação das ações junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e a Rede de enfrentamento à violência contra a mulher, mostrar a retomada do projeto OAB Vai às Escola, e também foi apresentado o relatório das ações realizadas em 2017/2018, entre elas, a reivindicação de uma Delegacia Especializada ao Atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
Durante o evento, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, ressaltou que só em 2017 foram realizadas 73 mil denúncias de violência contra a mulher: “A violência contra a mulher, infelizmente, é muito presente aqui. Uma melhora nesse cenário tem que vir, e precisamos continuar atuando para que possamos ser ouvidas e termos cada vez mais espaços”, afirmou. Ainda foram debatidos temas como a valorização da advocacia feminina no Brasil, as violações de prerrogativas por gênero, entre outros assuntos.
Fonte: Site OAB/RS