A materialização de um sonho da advocacia de São Leopoldo e região: assim foi definida pela advocacia local a nova sede da subseção inaugurada oficialmente na terça-feira (5). Com salas administrativas e de atendimento aos advogados e clientes, o local conta também com um auditório para eventos com capacidade para 100 pessoas. O prédio de 549m² está localizado a poucos metros do Fórum de São Leopoldo e da sede do Ministério Público, favorecendo o exercício da profissão e a administração da Justiça.
Veja todas as fotos da inauguração no Flickr da OAB/RS
A cerimônia contou com grande representatividade tanto da advocacia gaúcha, como do poder público e da sociedade civil local. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ressaltou a continuidade do compromisso assumido com a advocacia gaúcha, desde 2007, por meio do projeto Nenhuma Subseção Sem Sede.
“Estamos dando continuidade ao Nenhuma Subseção sem Sede, projeto iniciado por Claudio Lamachia e que nos deu toda essa força institucional. Sede é força institucional, é prestação de serviço para advocacia, é geração de conhecimento. Essa sede está à altura da advocacia de São Leopoldo e Portão, um espaço moderno, amplo e que vai proporcionar melhores condições de trabalho à advocacia”, afirmou.
O presidente da subseção de São Leopoldo, Renê Engroff, destacou o longo caminho percorrido para a conquista da nova sede e o que ela representa para toda a comunidade. “Este é um espaço digno para o tamanho da nossa subseção, que conta com 1.700 profissionais inscritos de São Leopoldo e Portão. Merecíamos um local mais amplo e funcional para melhor atender a advocacia e a cidadania. É uma honra poder entregar esse grande projeto ao lado do presidente Lamachia e vermos o quanto ele é representativo para a comunidade, pela presença da advocacia local, de autoridades e da sociedade civil”, pontuou.
Trajetória até a conquista da sede própria
Lamachia fez questão de citar os advogados e advogadas que trabalharam para a concretização da nova sede. “Quero cumprimentar o presidente Renê, toda sua diretoria e os meus colegas de diretoria da Ordem e da CAARS por mais esta entrega. Sem esquecer de quem iniciou essa luta, as ex-presidentes de São Leopoldo Márcia Schwantes, Léa Potrick e Rita Pavoni, que são também responsáveis por esta sede própria, casa da advocacia e da cidadania de São Leopoldo e Portão. Esta é uma obra verdadeiramente coletiva, um sonho que passou por muitas gestões”, destacou.
Responsável por conduzir a obra, o tesoureiro da Ordem gaúcha, Jorge Fara, lembrou dos anos de espera até o efetivo início da obra em dezembro de 2022. “Quero falar para que os mais jovens saibam que este prédio não surgiu do nada, ele é fruto do trabalho de muitas mãos que buscaram incansavelmente, por muitos anos, o dia de hoje. Uma entrega da OAB/RS e da CAARS que retrata a valorização do profissional que está em seu cotidiano defendendo a cidadania”, finalizou.
Sistema OAB/RS
A sede é uma entrega para a advocacia, oriunda de ações integradas do sistema OAB/RS. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Pedro Alfonsin, ressaltou o trabalho conjunto que resulta em melhorias no dia a dia do exercício profissional. “Esta entrega é muito simbólica e representa as nossas ações concretas para a advocacia gaúcha. O esforço do presidente Lamachia e de todos da gestão é no sentido de demonstrar para os advogados e advogadas que eles podem contar com essas estruturas que são verdadeiros legados. O profissional tem a sua disposição computadores para que possam vir aqui peticionar, salas para atendimento, escritórios compartilhados, além de auditório para os eventos da advocacia”, frisou.
A vice-presidente da CAARS, Paula Grill, também destacou a função primordial das sedes. “Cada subseção é a casa da advocacia, é onde o advogado e a advogada devem se sentir acolhidos, possam ir trabalhar. Além disso, as portas das sedes estão sempre abertas também para o atendimento ao cidadão”, referiu.
Ano de conquistas materiais e imateriais
A entrega da nova sede representou o coroamento de um ano com relevantes conquistas relativas à prestação jurisdicional na região.
“Este ano tivemos muitas entregas concretas, mas para além dessa sede que é material, muita obra imaterial também, como o resgate do orgulho da advocacia gaúcha. As entregas concretas vieram visando à prestação jurisdicional, e hoje tivemos aqui a notícia, em primeira mão, do corregedor-geral do TJRS, Giovanni Conti, que Portão está na lista das comarcas que ainda devem ser elevadas, além das 26 que já conquistamos. Um trabalho muito profícuo, mais de 80 reuniões com a CGJ, visando melhorar o exercício da advocacia, que vive ainda um momento difícil, mas estamos avançando a partir dessas entregas”, garantiu.
O presidente da subseção também falou sobre a recente elevação de entrância da comarca de São Leopoldo de intermediária para final. “As conquistas vieram a partir da OAB/RS, da subseção, da sociedade civil, do Judiciário. As instituições se uniram para trabalhar pelo interesse da sociedade, assim como conseguimos mobilizar a sociedade de Portão e levar mais um juiz para a comarca, favorecendo o trabalho jurisdicional”, afirmou.
Presenças
Também participaram da cerimônia: da diretoria da OAB/RS, o secretário-geral, Gustavo Juchem, a secretária-geral adjunta, Karina Contiero; da diretoria da CAARS, a secretária-geral adjunta, Alessandra Glufke, e o tesoureiro, Matheus Torres; os diretores da ESA/RS, de Cursos Permanentes, Michelle Guardati, e de Cursos Especiais, Roger Dornelles; da diretoria da subseção de São Leopoldo, o vice-presidente, Arthur Orlando Dias Filho, a secretária-geral, Sandra Inês Schlabrendorff, a secretária-geral adjunta, Jucemara Toffoli, e a tesoureira, Túlia Delapieve; os ex-presidentes da subseção de São Leopoldo: Rosângela Herzer dos Santos (conselheira federal), Léa Potrick (conselheira seccional), Márcia Schwantes (conselheira seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada), Joaquim Ebling Rodrigues, Wolnei Guimarães Ribeiro, Lia Beatriz Woltmann, Sezefredo José Prado Fabrício, Cássio Rocha Heredia e Rita Pavoni; os conselheiros seccionais: Bruna Razera (presidente da Comissão da Jovem Advocacia), Dorival Ipê (coordenador-geral das salas da OAB/RS), Edmilson Michelon (representando a presidente da subseção de Ijuí, Maria Cristina Lucion) e Maria Regina Abel.
Os presidentes de subseções: de Canoas, Ana Matiello; de Novo Hamburgo, Carlos Eduardo Braun; de Sapucaia do Sul, Keilly Gomes Amorim; de Esteio, Willian Prass; de Alvorada, Gilson D’Ávila Machado; de Cachoeirinha, Flávia Maria Cassotti; de Montenegro, João Pedro Ferreira da Silva; de Triunfo, Rhodi Leandro Costa; de Viamão, Juliano Sampaio; de Santo Antônio da Patrulha, Júlio César Sant’Anna de Souza; de Tramandaí, Tiago dos Reis Francisco; de Taquara, Fulvia Poliana Lamb Timmen; de São Jerônimo, Felipe da Silva Lima; de Salto do Jacuí, Carlos Alberto Ravanello; de Guaíba, Ildefonso Carvalho Duarte; e de Sapiranga, Lucas Schilling.
Além desses, também estavam presentes o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, Marcelo Pereira Antonio; o presidente da Câmara Municipal de Portão, Dioni Rafael Bandeira da Rosa; do Judiciário: o corregedor-geral da Justiça do TJRS, desembargador Giovanni Conti; a diretora do Foro da comarca de São Leopoldo, juíza Jaqueline Hofler; o diretor do Foro da comarca de Portão, juiz Franco Lemos Bertuzzi; a diretora da Justiça do Trabalho da comarca de São Leopoldo, juíza Janaína Saraiva da Silva; o diretor da Justiça Federal de Novo Hamburgo, responsável pela 1ª UAA de São Leopoldo, juiz Aléx Péres Rocha; entre outras autoridades, membros do Judiciário local e da sociedade civil.