Em um formato inovador, a OAB São Leopoldo realizou, na noite da última quinta-feira (06), um debate sobre o primeiro ano de vigência da Reforma Trabalhista, na primeira edição do Roda Viva do Direito do Trabalho, que teve como entrevistado o advogado mestre em Direito, Juliano Gianechini Fernandes.
Organizado pela Comissão Especial em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da subseção, a atividade ocorreu no auditório do Cecrei, conduzida pela presidente da OAB/SL, Rita Pavoni, e realizada por meio dos questionamentos e provocações dos debatedores Guilherme Wünsh e Everson Camargo, professores e integrantes da comissão organizadora; Arthur Dias, advogado, especialista em Direito do Trabalho e negociações coletivas, e o presidente da ACIST-SL, Oldemar Plantikow Brahm.
Em suas respostas, o entrevistado evidenciou que algumas das propostas idealizadas pela nova legislação foram cumpridas, porém muitas dúvidas e incertezas permanecem sobre como se dará a reforma em seu segundo ano de vigência. “Muitas respostas ainda estão por vir. Temos que aguardar seus efeitos em um cenário político mais estável”, afirmou Juliano.
Ainda foram abordadas questões como a possível extinção do Ministério do Trabalho e do Emprego, reforma tributária, tipos de contratos, previdência social, entre outros temas relevantes suscitados neste um ano da reforma, completado em novembro de 2018.