Propondo o questionamento “Formação Jurídica Hoje: Técnica ou Humanística?”, a Comissão da Jovem Advocacia da OAB São Leopoldo promoveu um debate por meio da palestra com o doutor em Ciências Jurídico-Criminais e juiz de Direito, Orlando Faccini Neto. A atividade aconteceu na sede da subseção, na noite da última terça-feira (30/09).
O encontro reuniu a advocacia de diferentes subseções para uma reflexão sobre os rumos da formação jurídica e os desafios em um cenário de transformações sociais e tecnológicas.
A mesa de trabalho foi composta pelo presidente da OAB/SL, Arthur Orlando Dias Filho; pela presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Vitória Maragno Zang; pela integrante da Comissão da Jovem Advocacia, Morgana Maciel, mediadora do debate, e pelo palestrante, juiz Orlando Faccini Neto.
Durante sua exposição, o palestrante destacou que a discussão está em torno do Direito como instrumento ou do Direito como aspecto da cultura, em que se faz importante outras fontes além da vivência pessoal, tais como a literatura, filmes e séries, para conhecer o que há de humano no mundo onde atuamos.
Para Neto, sem empatia o que resta é burocracia, um procedimento que descarta as necessidades dos indivíduos a nossa volta. Com essa reflexão, o palestrante evidenciou os riscos em substituir os valores de eficiência/técnica, pela capacidade humana, mesmo com os avanços representados pelo ganho de tempo e redução de despesas.
Após as perguntas da plateia e as conclusões da mesa de trabalho, salientou-se a necessidade de aliar o conhecimento técnico à sensibilidade humana, reforçando que o exercício do Direito deve estar comprometido com a justiça e com a compreensão das complexidades da vida em sociedade.
A palestra pode ser assistida de forma on-line pelo link
https://www.youtube.com/live/i_za2FzQxaQ?si=2MyrwB6SoGmGvqU0
Assessoria de comunicação - Débora Souza