Uma versão customizada do navegador Mozilla Firefox, o aplicativo Navegador PJe, foi disponibilizado na última sexta-feira (17), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a promessa de tornar mais fácil a utilização do sistema pelo usuário que não possui muitos conhecimentos em tecnologia.
Para a utilização do navegador, basta baixar o aplicativo no seu equipamento. A grande vantagem da ferramenta é que não será mais necessário checar as versões de programas, plug-ins e outros softwares instalados em seu computador, pois o aplicativo incluirá sempre todos os pré-requisitos para acesso ao sistema. Vale ressaltar que, para acessar o PJe, anteriormente, muitas vezes se fazia necessário que o usuário fizesse atualizações ou alterasse as configurações em seu computador, o que gerava diversos problemas de operação.
A novidade foi bem recebida pela Ordem dos Advogados do Brasil. “Estimo que cerca de 60% das dificuldades enfrentadas pelos advogados decorrem das diferenças de configuração entre o equipamento utilizado e o que é requerido pelo sistema. Com um navegador que se destina exclusivamente ao uso do PJe, as demais configurações do computador dos advogados ficam preservadas, sem que isso influencie no uso do PJe”, explica Frederico Preuss Duarte, presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB.
No link (http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Navegador_PJe) o Navegador PJe está disponível para download.
O CNJ ainda disponibiliza sua Ouvidoria para que os usuários do PJe façam ocorrências, em situações em que o sistema funcione de forma inadequada. Cada vez que o sistema PJe ficar indisponível ou apresentar problemas, os usuários podem fazer uso desse canal, lembrando-se sempre de informar, em cada ocorrência, o Tribunal em que encontrou dificuldades, descrevendo corretamente o incidente vivenciado durante a operação do sistema.
O formulário de queixa junto à Ouvidoria do CNJ pode ser acessado pelo link (http://www.cnj.jus.br/ouvidoria-page/registre-sua-manifestacao). Esse canal também pode ser contatado por correspondência e atendimento presencial no endereço (Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça - SEPN 514, bloco B, lote 7, sala 11 - Brasília/DF - CEP 70760-542) e pelos telefones (61) 2326-4607 / 2326-4608, com o horário de atendimento das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Site CNJ