Atenta a alguns relatos de dificuldades que a advocacia estaria enfrentando para acessar o foro cível de São Leopoldo, integrantes da diretoria da OAB São Leopoldo se reuniram, nessa quarta-feira (20), com o diretor do Foro, Dr. Ivan Fernando de Medeiros Chaves, para debaterem este e outros assuntos e buscarem uma solução.
A presidente da OAB São Leopoldo, Rita Pavoni, levou a notícia dos lamentáveis episódios ocorridos entre a segurança do foro e advogados que precisam acessá-lo diariamente para o exercício da sua função e colocou que os advogados deveriam ter acesso ao prédio mediante identificação.
O juiz se disse conhecedor dos incidentes ocorridos entre advogados e a segurança terceirizada, lamentou o ocorrido e informou que foram renovadas as orientações de protocolo de tratamento pelos referidos profissionais, em especial no que tange aos advogados atuantes na comarca. O diretor disse ainda que as ameaças aos juízes, promotores e servidores são constantes e preocupantes. “Precisamos garantir um ambiente seguro e favorável para que todos trabalhem em paz”, reforçou Ivan de Medeiros Chaves.
A subseção sentiu-se honrada com a deferência com que foi tratada e o comprometimento da direção pela construção de um bom relacionamento entre as instituições, bem como a melhoria da prestação jurisdicional como um todo, o que pressupõe o compromisso de participação salutar dos envolvidos.
Como resultado do encontro, a direção do foro se comprometeu em avaliar a melhor forma de acesso dos advogados ao prédio, sem que haja comprometimento da segurança. Esse estudo será realizado nos próximos dias com auxílio do serviço de segurança do Tribunal de Justiça, para que na próxima semana o assunto seja debatido em uma nova reunião já agendada.
A secretária-geral da OAB/SL, Léa Presser Potrick, e a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff, também participaram da reunião.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza