Nos dias 29 de abril e 12 de maio, no Auditório Nely Alt da Rocha, a Comissão Especial de Direito Sistêmico e Práticas Restaurativas – CEDSPRA realizou, respectivamente, reunião ordinária e extraordinária. Na primeira reunião foi nomeada Bárbara Martins Lopes como nova secretária da Comissão.
Na mesma oportunidade foram entregues as portarias às integrantes Rosimeri Machado, Roseli Quaresma e Thaís Oliveira, bem como foi organizado o seminário “O Pensamento Sistêmico na Advocacia”, o qual será ministrado pelo vice-presidente da Comissão, Jonas Peres, no dia 21 de maio, às 10H, no Auditório Nely da Rocha.
Ainda, deu-se início ao relatório que contará a história da primeira Comissão de Direito Sistêmico e Práticas Restaurativas da OAB/RS, fundada na Subseção do Rio Grande em agosto de 2018, sob a presidência de Michele Gautério, o qual será apresentado ao grupo de presidentes de Comissões sobre Direito Sistêmico nas Subseções do Rio Grande do Sul.
A reunião extraordinária do dia 12 de maio, principiou por uma roda de conversa entre as participantes que tiveram a oportunidade de narrar suas jornadas e experiências dentro e através da aplicação da metodologia sistêmica, com a qual se concluiu pela importância da manutenção de práticas dessa natureza como meio de tornar a advocacia mais empática e acolhedora com seus profissionais e representados.
Na sequência foram ultimados os preparativos para o seminário do dia 21 de maio e apresentadas pela presidenta informações relativas à criação do GT de Práticas Sistêmicas da OAB/RS, do qual fazem parte, além da presidenta Elisete Pires, o vice-presidente, Jonas Peres.
O GT (Grupo de Trabalho) tem por objetivo levar à Seccional da OAB do Rio Grande do Sul todas as atividades já desenvolvidas nas Subseções, visando a criação de uma Comissão Estadual de Direito Sistêmico.
Ao fim, agendou-se a próxima reunião da Comissão para o dia 27/05/2022 às 9h.