Foi no dia de hoje que a Subseção, representadas pelo Presidente, Dr. Gilvan Naibert e Silva, pela Vice-Presidente, Dra. Tainá Ruiback, e pela Secretária-Geral Adjunta, Dra. Kalynka Pfleger, se reuniu com a Diretora da Penitenciária Feminina de Guaíba, Fernanda Kersting.
Dentre as pautas conversadas estavam requisições da Advocacia criminal em relação (i) a um contato direito de WhatsApp para que os advogados pudessem contatar diretamente à penitenciária; (ii) parlatório virtual, (iii) defesa nos PECs em relação às faltas graves, (iv) requisições de laudos médicos, (v) trabalho social das apenadas, etc.
A reunião foi altamente produtiva, tendo a Diretora disponibilizado o número de WhatsApp da sala da Revista da Penitenciária Feminina para contato direto dos advogados com o Presídio. O número do telefone para Advocacia é 5198103-0254.
Segundo o Presidente, Dr. Gilvan Naibert e Silva, a medida beneficiará inúmeros advogados e advogadas, não somente no âmbito da Subseção, mas colegas atuantes em todo o Estado do Rio Grande do Sul e região. No mesmo sentido, mencionou a Secretária-Geral Adjunta, Dra. Kalynka Pfleger, “o que conseguimos hoje é uma grande vitória para Advocacia que não precisará mais se deslocar à Penitenciária para obter informações que podem ser disponibilizadas pelo próprio aplicativo de mensagens”.
Por fim, a Vice-Presidente, Dra. Tainá Ruiback, destacou, ainda, que iremos em frente: o próximo passo agora é a instauração do parlatório virtual na Penitenciária, bem como a sala da OAB no interior da Penitenciária, medidas que também facilitarão o trabalho da Advocacia de todo o Estado.
A Subseção manifesta agradecimento à Diretora Fernanda Kersting pela recepção e a forma de como foi estabelecido o diálogo entre as instituições.