Mesmo com o envio de projetos de lei do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) que não contemplam as Comarcas da região, a OAB Subseção de Guaíba segue mobilizada para garantir que Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul e Guaíba sejam incluídas nas propostas de elevação de entrância.
Na última semana, o Presidente da Subseção, Dr. Gilvan Naibert e Silva, acompanhado da Secretária-Geral Adjunta, Dra. KalynkaPfleger, e do Presidente da Comissão de Direito Notarial, Registral e Advocacia Extrajudicial, Dr. Rogenio Cavalar de Souza Filho, esteve pessoalmente na Assembleia Legislativa do Estado para dialogar com parlamentares e expor a importância de um olhar mais atento do Judiciário para a região.
“Quem conhece nossos Diretores e Conselheiros sabe que não esperamos que as instituições façam por nós. Temos que cobrar respostas — e é o que estamos fazendo”, afirmou o Presidente.
Segundo Dr. Gilvan, o Tribunal de Justiça tem o dever de reconhecer a relevância e o crescimento das Comarcas abrangidas pela Subseção, especialmente após os impactos das enchentes e o aumento expressivo das demandas judiciais e econômicas. Entre os principais argumentos apresentados estão:
Após as reuniões, Subseção conseguiu apoio da bancada parlamentar do PP.
A OAB Guaíba reforça que seguirá firme na busca por justiça institucional e estrutural para toda a região, cobrando que o Poder Judiciário reconheça o desenvolvimento local e a necessidade de fortalecimento da prestação jurisdicional.
Presidente da Comissão de Comunicação e Eventos
Fernanda Campos – OAB Subseção de Guaíba