No dia 13 de agosto, a Comissão dos Direitos dos Animais da OAB Subseção Guaíba/RS participou de uma importante reunião com o Ministério Público de Guaíba, representado pela promotora de Justiça Karina Licht Orlandi, e com o presidente da Subseção, Gilvan Naibert e Silva, para tratar de uma pauta de extrema urgência e relevância: a esporotricose.
A doença, que é uma zoonose causada por fungo e pode atingir tanto animais quanto humanos, vem avançando em nossa cidade. Diante desse cenário, a pauta foi levada à Promotoria, que se comprometeu a estudar a implementação de um plano de ação conjunto para o seu combate, unindo esforços com a causa animal e com as entidades engajadas nessa luta.
Na ocasião, a Comissão também reiterou a necessidade urgente da criação de uma casa de passagem para acolher animais em situação de vulnerabilidade, além de reforçar a importância de estabelecer mecanismos mais efetivos para o enfrentamento aos maus-tratos no município, como fiscalização intensiva e aplicação rigorosa das penalidades previstas em lei.
A OAB Guaíba, por meio de sua Comissão dos Direitos dos Animais, reafirma que está atenta, atuante e combativa na defesa dos direitos dos animais, buscando soluções concretas para o controle de zoonoses e para o fortalecimento das políticas públicas de proteção animal no município de Guaíba e região.
Presidente da Comissão de Comunicação e Eventos
Fernanda Campos – OAB Subseção de Guaíba