Na noite desta segunda-feira (16), o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, participou das comemorações dos 25 anos da subseção de Tramandaí. O dirigente esteve na sessão solene realizada na Câmara Municipal, onde também foram homenageados os ex-presidentes da subseção e os advogados com mais de 30 anos de atividade.
Pellizzer foi recebido pelo presidente de Tramandaí, Luís Fernandes Feijó Borba; pelo prefeito municipal, Edegar Munari Rapach; e pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Ricardo de Fraga Costa.
Em seu pronunciamento, Pellizzer destacou que nesta oportunidade em que a subseção de Tramandaí comemora seus 25 anos, a cidadania também comemora os 25 anos da Constituição Federal. “Essa Carta Magna, chamada de Constituição Cidadã, norteia a advocacia e a OAB, cujas ações estão vinculadas à defesa da democracia e dos temas de interesse da cidadania”, afirmou.
Marcelo Luiz Callegaro, que falou em nome dos homenageados, fez um breve histórico das diretorias que comandaram a subseção ao longo dos seus 25 anos e das ações desempenhadas por cada uma delas. “O que podemos extrair deste histórico? Que não importa quem esteve à frente da advocacia de Tramandaí neste um quarto de história. Todos trabalharam e se dedicaram a Ordem, e pela melhoria das condições profissionais para a classe em nossa região”, ressaltou.
O prefeito declarou ser um privilégio participar da comemoração do aniversário da subseção e da honra em ter em seu currículo a fundação da OAB de Tramandaí. “A Ordem sempre defendeu o interesse do cidadão, os direitos humanos, a cidadania plena e, sobretudo, a democracia no nosso País”.
O presidente da Câmara apontou as semelhanças entre o trabalho dos vereadores e dos advogados. “Aqui, no Legislativo, nossa função é criar, aprovar ou rejeitar leis, que depois, em vigência, serão operadas pelos senhores. E a nossa função, assim como a função dos senhores também, é de garantir que a democracia neste País seja respeitada”, lembrou Costa.
Durante a solenidade, os ex-presidentes Arthur Pivetta Callegaro, Artêmio Venito Vieira Hoffmann, Hélio Boeira Braga, Marcelo Luiz Callegaro, Maria Aparecida BérgamoFinger e Jorge Alberto Lima de Souza, foram homenageados, bem como os advogados Flávio Barbosa Michel, Humberto Vieira de Souza, Pompílio Nunes de Matos, Pierre Belmiro Weber e Franklin Amaral Ramos, por seus mais de 30 anos de atividade advocatícia.
Também estiveram presentes o prefeito de Imbé, Pierre Emerin da Rosa; o prefeito de Pinhal, Luiz Antônio Palharim; o conselheiro seccional, Miguel Severo; e os demais membros da diretoria de Tramandaí, o vice-presidente, Alessandro de Souza Rezende; a secretária-geral, Márcia Cleuza Carvalho Laureano; a secretária-geral adjunta, Maria Dilva Ribeiro; e o tesoureiro, Fabiano Barrufi Camargo.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528