Dirigentes participaram da solenidade da posse da nova diretoria da subseção, realizada na noite desta sexta-feira (05), na presença de inúmeros membros da Ordem gaúcha e advogados da região.
Participaram na noite desta sexta-feira (05), da solenidade de posse da nova diretoria da subseção de Tramandaí, o presidente nacional da OAB em exercício, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci. Foram empossados o novo presidente, Luiz Fernandes Feijo Borba; o vice-presidente, Alessandro de Souza Rezende; a secretária-geral, Márcia Cleuza Carvalho Laureano; a secretária-geral adjunta, Maria Dilva Ribeiro; e o tesoureiro, Fabiano Barrufi Camargo.
A cerimônia teve início com a composição da mesa, que além de Lamachia, Bertoluci, e do presidente empossado, Luiz Borba; teve a presença do vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, dos conselheiros seccionais, Dorival Ipê e Miguel Severo; da presidente da CAA/RS, Rosane Ramos; do membro julgador do TED, Marco Antônio Pimenta Dutra; do ex-presidente da subseção de Tramandaí, Jorge Alberto de Lima Souza, do vice-presidente empossado, Alessandro de Souza Rezende; do vice-prefeito de Tramandaí, Cleiton Ramos, representando o prefeito, Edegar Munari Rapach; do prefeito de Pinhal, Luiz Antônio Palharim; do prefeito de Imbé, Pierre Emerim e do juiz da 2ª Vara Criminal de Tramandaí, Emerson Motta.
Após prestarem o juramento, os recém empossados diretores e conselheiros receberam de Bertoluci o proclame. Foram entregues homenagens a Lamachia, pelo trabalho desenvolvido frente a OAB/RS no triênio 2009/2012; para Bertoluci, pela atuação na CDAP no mesmo triênio; para Pellizzer, pelas atividades realizadas no cargo de coordenador das subseções também na gestão anterior da Ordem gaúcha; para Rosane Ramos, a primeira presidente mulher da CAA/RS e para o ex-presidente da Tramandaí, Jorge Alberto de Lima Souza, pelos serviços prestados à subseção.
Souza, ao dar início aos pronunciamentos, destacou que aquele era um momento de alegria, pois estava seguro de que a subseção estava entregue em boas mãos. "Agradeço a todos aqueles que dispuseram seu tempo, abrindo mão de suas atividades profissionais, sua família, seus momentos de descanso, para dedicarem-se à OAB e ao trabalho em prol da classe", declarou.
Em seguida, o presidente empossado, Luiz Fernandes Feijó Borba, destacou a gestão de Lamachia, lembrando as campanhas em defesa da sociedade, como o movimento contra a corrupção e contra o abuso das concessionarias de telefonia e internet, que repercutiu em todo país. "Não esperemos honras da OAB. Nós, com nosso trabalho diário e nosso comprometimento com as causas em prol da advocacia e da cidadania é que devemos honrar a OAB".
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, reafirmou o compromisso da Ordem com a advocacia no Interior do Estado, bem como com a cidadania. "Além dos inúmeros desafios corporativos também temos a consciência da importância da nossa atuação enquanto instituição em temas de interesse da sociedade, que ligam umbilicalmente a cidadania à advocacia", declarou Bertoluci. O dirigente observou ainda o compromisso com a continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido na Ordem gaúcha. "Não abriremos mão de defender incansavelmente as prerrogativas da nossa profissão, e aqui reafirmamos nosso propósito de profissionalização absoluta no trato das prerrogativas, e do compromisso com os PLs de interesse da classe."
Ao encerrar a solenidade, Lamachia reafirmou o compromisso com as causas desenvolvidas ao longo dos últimos seis anos, levando os temas a âmbito nacional. "A defesa intransigente e permanente pela dignidade da nossa profissão e das nossas prerrogativas; não apenas de forma corporativa, mas acima de tudo da própria sociedade e da própria cidadania." Lamachia finalizou ressaltando a importância da figura do advogado, não apenas no campo corporativo, mas também no social. "O artigo 133 da Constituição Federal diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça. Eu, porém, diria ainda, que o advogado é indispensável à própria realização da plena cidadania".
Também estiveram presentes os ex-presidentes da subseção, Artemio Venito Vieira Hoffmann, Hélio Boeira Braga, Marcelo Callegaro e Maria Aparecida Bergamo Finger; os presidentes das subseções de Capão da Canoa, Elisaldo Brehm; Santo Antônio da Patrulha, Oscar Ramos; e Osório, Enri Endres; o secretário-geral da subseção de Novo Hamburgo, Everson Regis de Vargas; e o conselheiro seccional Diogo Marçal.
A solenidade também contou com a presença do juiz pretor do Juizado Especial Criminal de Tramandaí, Eduardo Lartigau; dos vereadores Flávio Corso, de Tramandaí, e Marcos Quadros, de Imbé; do presidente do Rotary Clube de Tramandaí, Emir Severo; do secretário de segurança e transportes de Tramandaí, coronel Rogério Alberche; e da secretária de educação de Imbé, Joselaine Emerim.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528