Na última sexta-feira (17), aconteceu o Coffee de Direito do Trabalho promovido pela OAB Subseção São Leopoldo que foi realizado no auditório da ACIST, em São Leopoldo, com cerca de 90 advogados.
O evento contou com três palestras sobre as questões da nova Lei Trabalhista como "A Questão da Contribuição Sindical na Reforma Trabalhista e os Direitos Fundamentais", com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Marcelo José Ferlin D'Ambroso; a "Compensação de Jornada e Intervalo Intrajornada", com o Juiz do Trabalho no TRT-RS, Márcio Lima do Amaral e "Questões Controvertidas do Contrato Intermitente e a Experiência Internacional", com o Juiz do Trabalho, Rodrigo Trindade de Souza.
A presidente da OAB/SL, Rita Pavoni, saudou os palestrantes e agradeceu a presença de todos. O primeiro a dar início às palestras foi Marcelo José Ferlin D'Ambroso, que falou sobre a contribuição sindical que deixou de ser obrigatória com a nova lei que está em vigor desde 11 de novembro de 2017, e a posição dos sindicatos sobre essa condição.
Em seguida, foi a vez de Márcio Lima do Amaral, que comentou os pontos alterados na Constituição Federal com a nova lei vigente, citando exemplos de situações que acontecem no dia a dia.
Finalizando o ciclo de palestras, o juiz do trabalho, Rodrigo Trindade de Souza, falou sobre o novo contrato intermitente e a experiência em outros países. O magistrado comentou ainda que a experiência em outros lugares não foi bem aceita pelos trabalhadores, ocasionando diversas manifestações contra o novo contrato de trabalho.
Em seguida, foi feito o lançamento da CLT comentada pelos juízes do TRT4/RS. No intervalo das palestras também foi oferecido aos presentes um sortido coffee.
Fonte: Assessoria de comunicação