Em solenidade realizada na segunda-feira (5), no auditório do Cecrei, novos advogados e estagiários ingressaram no quadro da Subseção São Leopoldo, recebendo suas carteiras profissionais da OAB/RS em atividade que dá início a programação do Mês da Mulher, que foi marcada por uma mesa oficial composta apenas por autoridades femininas.
Após assistirem ao vídeo institucional da OAB/RS, que apresenta o sistema OAB, composto pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) e pela Escola Superior de Advocacia (ESA), os credenciandos realizaram a leitura do termo de compromisso.
Foram credenciados os advogados Ananda Leocádia Stein, Andressa Martins Machado, Camila Leão de Souza, Carolina Cassoli, Eric de Moraes e Luiza Azevedo dos Santos, Mariana Martinelli Dalla, Mauro Sérgio Silveira, Paula Dilvane Dornelles Panassal e Valderi José Träzel. Também receberam as credenciais de estagiário Daniel Severo Schiites e Gilberto Jamonot Arbelo Pereira.
A conselheira subseccional e coordenadora da Comissão da Mulher, Adriana Pafiadache Rocha Dantas, saudou os novos credenciados falando sobre o ato de compromisso, destacando que os novos colegas irão lidar com vidas, pois a prática forense está ligada aos sentimentos e problemas alheios que requerem sensibilidade, firmeza e muita luta pelo direito dos clientes.
Sobre o mês da mulher, Adriana Dantas evidenciou que o dia 08 de março remete à comemoração, mas também a constante reafirmação das mulheres nas lutas históricas em busca de direitos e igualdade.
A coordenadora da Comissão do Jovem Advogado e conselheira subseccional, Lovani Huning Hilgemberg, apresentou a comissão e as ações desenvolvidas pelo grupo com o intuito de preparar os profissionais e promover a integração da classe. Finalizando, convidou a todos para participarem do Happy Hour Jurídico da OAB/SL especial do Dia da Mulher, que aconteceu na quinta-feira (8), no Boteco Bonifácio.
As conselheiras seccionais e ex-presidentes da OAB leopoldense, Márcia Schwantes e Rosângela Herzer dos Santos também falaram aos novos advogados e estagiários.
Márcia Schwantes desejou boas-vindas chamando a atenção para a ética na profissão, ressaltando a importância de conhecerem o Estatuto da Advocacia e o Código de Ética da OAB. Evidenciou que na mesa oficial da solenidade estavam presentes as três presidentes mulheres eleitas pela classe para ocupar o maior cargo da advocacia de São Leopoldo e exaltou que isso significa muito para o empoderamento das mulheres.
Rosângela Herzer dos Santos, que também ocupa a diretoria-geral da Escola Superior de Advocacia, falou sobre o sistema OAB e a necessidade constante de aperfeiçoamento e atualização do advogado, convidando a todos para conhecerem e participarem dos cursos e eventos realizados pela ESA, em especial da Aula Magna sobre a Reforma Trabalhista, dia 19 de março, e do painel sobre Imposto de Renda para advogados, que se realizará dia 27 de março.
A presidente da Ordem de São Leopoldo, Rita Pavoni, encerrou a solenidade destacando a importância de uma mesa oficial repleta de mulheres, que demonstra o poder e as conquistas do gênero. Convidou ainda todos os novos colegas para participarem dos eventos planejados para o Mês da Mulher, que trarão assuntos de interesse da classe para o debate, além de promover um momento de integração da advocacia regional.
A presidente ainda reforçou que, a partir daquele momento, os novos credenciados passaram a fazer parte de uma instituição que é a legítima representante da advocacia e da cidadania e lembrou que, para exercer a profissão de forma a honrar o juramento, o advogado precisa de zelo, tranquilidade, coragem e muito amor.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza