Com o compromisso de promover debates relevantes para a advocacia e para a sociedade, a OAB São Leopoldo, por meio da sua Comissão Especial de Direito da Família e Sucessões, realizou a palestra "Silêncio que Mata: Quebrando o Ciclo de Violência Contra as Mulheres", ministrada pela delegada Eliana Parahyba Lopes.
A atividade ocorreu na sede da OAB São Leopoldo, com transmissão ao vivo pelo Canal da subseção no YouTube.
Além da palestrante, a mesa de trabalho foi composta pelo presidente da OAB São Leopoldo, Arthur Orlando Dias Filho; pela presidente da Comissão de Direito da Família e Sucessões, Danielle Severo; pela vice-presidente da comissão e mediadora do evento, Juliana Braun Martins, e pelo comissário de polícia, Antônio Carlos Pinto.
Na abertura da palestra, o presidente Arthur Dias destacou a necessária mudança cultural, em que os homens devem se colocar como parceiros das mulheres. Neste contexto, falou sobre o Projeto OAB vai à Escola que, neste ano, irá abordar justamente o tema da violência contra as mulheres, trabalhando a conscientização no processo educacional desde cedo.
A delegada Eliana, em sua exposição, apresentou os tipos de violência das quais as mulheres podem ser vítimas, as fases do ciclo da violência, a estrutura interna da Polícia Civil do Estado na atuação em defesa das mulheres, e apresentou os programas institucionais de prevenção.
O comissário de polícia, Antônio Carlos Pinto, relatou sua experiência nos Grupos Reflexivos de Gênero, atuando junto aos homens infratores na promoção da mudança de comportamento como forma de prevenção e ruptura do ciclo de agressões.
Atividades como essa reforçam o compromisso da OAB São Leopoldo com o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, fortalecendo o diálogo e a igualdade de gênero.
Assista à palestra pelo link: https://www.youtube.com/live/NqigzYK1R9M?si=YGnOM-kjqlfoH-u-
Assessoria de Comunicação - Débora Souza