O evento que há uma década vem contribuindo para a atualização da advocacia trabalhista e previdenciária completou 10 anos com sua realização na última sexta-feira (04/10), no Anfiteatro Pe. Werner da Unisinos.
Promovido pela OAB São Leopoldo, por meio de suas Comissões de Seguridade Social e de Direito e Processo do Trabalho, e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, por intermédio da sua Escola de Direito, o SETRAPREV - Seminário do Direito do Trabalho e Previdenciário do Vale do Rio dos Sinos trouxe renomados nomes dessas áreas do Direito, oportunizando um dia inteiro de debates.
O evento ainda contou com o apoio da OAB/RS, OABPrev, COOABCRED, CAARS, Comissão de Arbitragem, Mediação, Práticas Restaurativas e Sistêmicas da OAB/SL, Florinda's Café; e com o patrocínio do Banco Sicredi Pioneira, Livraria Cultural Store .
A mesa de abertura foi composta pelo professor Guilherme Wünsch, representando a Unisinos e a Escola de Direito; pelo presidente da OAB/SL, Renê Engroff, que também representou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; pela secretária-geral adjunta da OAB/SL e coordenadora do décimo SETRAPREV, Jucemara Toffoli; pela presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB São Leopoldo, Janaína Policarpo; pelo presidente da Comissão de Direito e Processo do Trabalho, Martin Murussi, e pela secretária-geral adjunta da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS, Jaqueline Coutinho.
O professor Guilherme Wünsch, em nome da Unisinos, fez a saudação aos participantes do evento, exaltando a parceria com a OAB São Leopoldo que possibilita um dos eventos mais longínquos da Escola de Direito. Ainda lembrou que o seminário ocorre no dia em que antecede os 36 anos da Constituição de 1988, que, democraticamente, consagra o trabalho e a previdência como direitos sociais.
O presidente da OAB São Leopoldo, Renê Engroff, falou da importância do SETRAPREV para a reflexão e a atualização de temas que envolvem o Direito do Trabalho e o Direito Previdenciário. "Este evento já se consolidou como um dos mais importantes no calendário jurídico da nossa região. É um momento de celebração, de conhecimento e da promoção do debate qualificado sobre temas de extrema relevância para nosso ordenamento jurídico e para a sociedade como um todo", reforçou Renê Engroff em sua fala.
A palestra de abertura ficou a cargo do Juiz Federal da 3a Turma Recursal do Paraná e Juiz Auxiliar da Presidência do TRF4, Dr. José Antônio Savaris, com o tema " A Jurisdição Defensiva e o Novo Formalismo no Processo Previdenciário”. Na sequência, a Dra. Maria Cristina Carrion Vidal trouxe para o debate " O Desrespeito do STF com a Competência Trabalhista”. A Flexibilização e Estratégia em Processo Previdenciário: atualidades” foi a palestra do Dr. Tiago Kidrick. "Métodos Adequados de Solução de Conflitos na Justiça do Trabalho" foi o debate trazido pelo Dr. André Jobim de Azevedo, encerrando os debates do turno matutino.
Dr. Márcio Hartz foi o responsável por abrir os trabalhos da tarde com a palestra "Planejamento como negócio: venda, metodologia e entrega". O Juiz de Direito Vara Regional Empresarial de Porto Alegre, Dr. Gilberto Schafer apresentou o tema "Créditos Trabalhistas na Recuperação Judicial e na Falência: possibilidades, estratégias e desafios". "Os Reflexos Previdenciários dos Acordos Trabalhista: Temas 1188 do STJ foi a palestra apresentada pela Dra. Patrícia Noll. Encerrando as palestras, o desembargador do TRT4, Dr. Alexandre Cruz, fez sua exposição com o tema "Mediações Coletivas Pré-processuais".
O encerramento contou com a apresentação da Banda Fanfarra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Edila Schmidt, que executou o Hino Rio-grandense e seguiu apresentando-se durante o coquetel oferecido aos participantes do evento.
Assessoria de comunicação - Débora Souza