Com abertura na quinta-feira (20), o II Colégio de Presidentes de 2016 foi realizado em Porto Alegre, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, debatendo, ao longo da sexta-feira (21), temas como a segurança pública, a publicidade na advocacia, a capacitação dos advogados e questões administrativas. A OAB/SL esteve presente nas discussões, representada pela sua presidente, Rita Pavoni; pelo vice-presidente, Cláudio Garcez; a secretária-geral, Léa Presser Potrick; a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff; o tesoureiro, Renê Engroff, e a presidente do conselho subseccional, Michelle da Silva Guardati Vieira.
O presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, participou da abertura do evento, ressaltando que a Ordem atuou ativamente em diferentes áreas, englobando temas específicos da advocacia e da sociedade. “Estamos sendo protagonistas. Fomos chamados para os mais diversos debates nacionais, pois a Ordem, além de ser dos advogados, também é da cidadania".
O presidente estadual, Ricardo Breier, acrescentou que os direitos, as liberdades e as prerrogativas que a lei confere aos advogados devem ser respeitadas. “Em um cenário de desrespeito ao cidadão e de afronta ao Estado Democrático de Direito, com ofensa a garantias primárias, como educação, saúde e segurança, o advogado ganha o protagonismo na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos descritos na Constituição. Vamos bradar incansavelmente pela ética. Temos o espírito de representatividade para exercer tal papel”, afirmou.
Sempre atuante, a OAB/SL levou como pauta para o debate o desrespeito às normas de condução do processo estabelecidas pelo novo CPC, defendida pela presidente da subseção, Rita Pavoni, na tarde da sexta-feira.
Ao final do encontro, foi editada a Carta de Porto Alegre, que documenta as deliberações de interesse do dia a dia profissional e ações em defesa da cidadania. O documento foi elaborado pela Comissão de Redação da Carta de Porto Alegre, composta pelo ex-presidente de Bento Gonçalves, Felipe Panizzi Possamai e pela conselheira seccional, Claridê Chitolina Taffarel.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza