Na qualidade de porta-voz da cidadania, a presidente da OAB Subseção São Leopoldo, Rita Pavoni, participou da mesa de debates da audiência pública sobre segurança, realizada pelo vereador Júlio Galperim, na Câmara de Vereadores, na última quarta-feira (5).
“Nos deparamos diariamente com sequestros, roubos, assaltos, tráfico de drogas e outros crimes hediondos. Essas ações criminosas perturbam a vida de todos, e vivemos em permanente tensão e preocupação social”, afirmou o proponente do evento.
Em sua exposição, Rita Pavoni fez um apanhado das ações da OAB Rio Grande do Sul no combate á violência no Estado, que, por efeito cascata, acaba agravando os problemas já existentes nos municípios. “Percebendo esse cenário caótico, que tem colocado a segurança e a vida dos cidadãos de bem em risco diariamente e, atenta às leis e a Constituição Federal, a OAB vem trabalhando forte para que gestores públicos atuem de forma responsável, priorizando essa questão e trabalhando para construir soluções sólidas”, afirmou a presidente subseccional.
Também participaram do debate, o delegado titular da 3ª Divisão Regional Metropolitana de Polícia Civil, Rosalino Constante Seara; o representante da Brigada Militar, major André Luiz Stein; o secretário municipal de Segurança e Defesa Comunitária, Carlos Sant'ana; o diretor estadual do Presídio de São Leopoldo, Jairo Antônio da Silva; o chefe da 1ª Delegacia da Policia Rodoviária Federal, Sr. Garcez; o vice-presidente de Responsabilidade Social da Acist de São Leopoldo e coordenador do Movimento PAZ do município, Rogério Daniel da Silva; o titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, Clóvis Loureiro; a Presidente da Câmara Municipal, Edite Lisboa, e os vereadores Iara Cardoso, Arthur Schmidt e Brasil Oliveira.
Após as manifestações iniciais, a comunidade fez uso da palavra, expondo sugestões e questionando as autoridades. Nos próximos dias serão divulgados os encaminhamentos e possíveis ações resultantes da audiência pública.
Fonte: www.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/portal