O conselheiro federal da OAB/RS, Ricardo Breier, assumiu a presidência da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia em 1º de fevereiro. Nomeado pelo novo presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, Breier terá como missão defender as prerrogativas dos advogados de todo o Brasil.
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, saudou a nomeação de Breier para o cargo, bem como lembrou que a Ordem gaúcha é pioneira e referência nacional no tema. “A Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia é uma das mais importantes comissões da OAB. O projeto das Caravanas, que foi levado a nível nacional por Claudio Lamachia, começou na OAB/RS, portanto, faz todo o sentido a Ordem gaúcha estar à frente da CDAP nacional, representada por Ricardo Breier – uma grande liderança da advocacia gaúcha e brasileira, e defensor intransigente das prerrogativas. A OAB/RS dará todo o apoio possível ao conselheiro federal no cumprimento de sua missão primordial”, afirmou.
Currículo
Breier é advogado militante há 30 anos e professor universitário há 28. Foi presidente da OAB/RS em duas gestões (2016-2018 e 2019-2021). Doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha, na Espanha, o trabalho de Breier na Ordem gaúcha iniciou em 2007, durante as duas gestões de Claudio Lamachia (2007/2009 – 2010/2012), como conselheiro seccional; coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto; membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos; vice-presidente da Comissão de Ensino Jurídico; membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas e secretário-geral da OAB/RS em 2013-2015.
O presidente da OAB/SL, Renê Engroff também saúda a nomeação do conselheiro federal da OAB/RS, Ricardo Breier ao cargo de presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.
Fonte: OAB/RS