A OAB Subseção de São Leopoldo recebeu os presidentes das OABs da Grande Porto Alegre na última sexta-feira (11), no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), para a III Reunião Regionalizada, visando diminuir a distância entre as subseções, levantar dificuldades enfrentadas e elaborar pautas comuns. A atividade contou com a presença do presidente da OAB gaúcha, Ricardo Breier, e com o coordenador das subseções, Jorge Fara.
A presidente da OAB de São Leopoldo, Rita Pavoni, abriu o encontro valorizando a importância da aproximação entre as subseções e a satisfação de São Leopoldo em receber o presidente estadual da OAB e o coordenador das subseções, principalmente pela forma séria e responsável com a qual conduzem a entidade, que tem alcançado grande destaque no cenário estadual por suas lutas em prol da advocacia e da cidadania.
O presidente Breier explicou que as reuniões regionalizadas fazem parte da Campanha Nacional pela Valorização da Advocacia que será lançada pela OAB no próximo ano. Evidenciou que o objetivo dos encontros será diminuir a distância entre as subseções do estado, aumentar o diálogo e resolver problemas regionais.
Para o dirigente da OAB/RS, a aproximação da seccional com as subseções é primordial para que um bom trabalho seja realizado. “É muito importante falarmos diretamente com as subseções, pois precisamos conferir a realidade de cada uma para que possamos ajudar em suas demandas”.
Sobre a Campanha de Valorização da Advocacia falou que o intuito é conscientizar a sociedade brasileira do real papel dos advogados como defensores da cidadania. “Nossos três pilares da gestão da OAB/RS – advocacia, advogado e cidadania – baseiam-se no fortalecimento das prerrogativas da classe e na sua representatividade em todas as esferas cidadãs”, ressaltou.
Breier esclareceu que neste ano foram muitas demandas sociais com as quais a OAB não pode deixar de se envolver, trabalhando pela cidadania, porém, em 2017, a entidade trabalhará com foco na advocacia, por meio de projetos que estão sendo elaborados, tais como a OAB móvel que percorrerá todo o interior levando serviços e atendendo aos advogados, a implementação da ouvidoria, o fortalecimento da fiscalização da propaganda irregular e a punição aos profissionais que não cumprem o código de ética.
Ele ainda lembrou a parceria firmada entre a OAB/RS o TJRS, que levará diversas audiências públicas para serem realizadas em todo o Estado. No início do projeto, serão seis encontros nas principais regiões do RS (Região Sul, Oeste, Centro, Norte, Serra e Litoral). “A proposta do projeto é o fortalecimento das manifestações dos problemas sofridos pela advocacia”, explicou. Durante os encontros abertos para o público, serão anotadas todas as demandas e enviadas para a corregedoria do Tribunal, assim como poderão fazer parte do planejamento estratégico da Corte.
Após a despedida dos dirigentes da OAB/RS, os presidentes locais colocaram pautas e debateram demandas de interesse comum para a região. O próximo encontro dos presidentes da Grande Porto Alegre já está agendado para o mês de março, na subseção de Novo Hamburgo.
Estiveram presentes no encontro o vice-presidente da OAB/SL, Cláudio Garcez; a secretária-geral, Léa Presser Potrick; a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff; o tesoureiro, Renê Engroff; o presidente da subseção de Cachoeirinha, Jeferson Rogerio Lazzaroto; a presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert; o presidente da subseção de Esteio, Higídio Dassi; a presidente da subseção de Novo Hamburgo, Maria Regina Wingert Abel; o presidente da subseção de São Jerônimo, Endrigo Durgante O. Biscaino Nunes, o presidente da subseção e o secretário-geral da subseção de Sapiranga, Renato Lima Amaral e Lucas Medeiros Schiling; o presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Roger Eridson Dorneles, e a vice-presidente da subseção de Viamão, Vaneri Schwalm.
No almoço de encerramento da reunião, participaram os conselheiros subseccionais Adriana Pafiadache Rocha Dantas, Diego Thobias do Amaral, Vilhiam Herzer dos Santos, Ésio Bianchi Marchisio Junior, Jucemara Toffoli e Sérgio Arend.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza