Um evento para esclarecer o que é e como aplicar o protocolo de perspectiva de gênero foi o que ocorreu na última quarta-feira (27/11), na sede da OAB São Leopoldo. Realizada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB São Leopoldo (CMA), em parceria com a CMA da OAB/RS, a atividade promoveu a conscientização sobre a importância da aplicação de um protocolo jurídico sob a perspectiva de gênero no exercício da advocacia, destacando a contribuição para um tratamento mais igualitário no ambiente jurídico.
As responsáveis por essa aula foram a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB estadual, Maximília Silva de Paula; a coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher da OAB/RS e presidente da CMA Passo Fundo, Dra. Maiaja Franken de Freitas, e a vice-presidente da CMA Passo Fundo e professora do PPG de Direito/UPF, Dra. Josiane Petry Faria.
Além das palestrantes, ainda integraram a mesa oficial o presidente da OAB/SL, Renê Engroff; a presidente da CMA São Leopoldo, Joseli Fátima Troian, e a secretária-geral adjunta, Jucemara Toffoli.
As palestrantes fizeram um apanhado dos aspectos culturais que envolvem as mulheres ao longo dos anos e que justificam a necessidade e a aplicação de um protocolo jurídico de gênero. Na sequência foi esclarecido que o protocolo de gênero é um dos 18 pontos estabelecidos pela ONU na agenda 2030 para melhorar a igualdade de gênero no mundo. Por fim, ainda foi explicado como aplicar o protocolo em audiências e como essa ferramenta tem a capacidade de melhor atender às clientes mulheres, evocando um tratamento mais igualitário entre os gêneros.
Assessoria de comunicação - Débora Souza