Os alunos da primeira turma de Direito da Unisinos foram homenageados pela OAB São Leopoldo e pela Unisinos, na última sexta-feira (25), em ocasião dos 50 anos de criação do curso de Direito da Universidade, em comemoração ao Mês do Advogado e pelo aniversário de 65 anos da OAB local.
O evento realizado no auditório Maurício Berni, no Campus da Unisinos São Leopoldo, brindou os ex-alunos, convidados, familiares dos homenageados, autoridades e alunos do curso de Direito, com depoimentos repletos de história da criação do curso, da região, do Estado e do Brasil no final da década de 60, contados pelos ex-alunos Edson Morais Garcez e Feres Jorge Silva Uequed.
A abertura do evento ficou por conta do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), grupo de cantores formado exclusivamente por advogados que abrilhantaram a noite com a apresentação de canções nacionais.
O coordenador do Curso de Direito da Unisinos, André Luiz Olivier da Silva, fez a sua saudação aos participantes. Contextualizando o momento social e político em que o curso teve início, até os dias atuais, Olivier ressaltou o papel dos operadores do Direito em uma sociedade democrática.
Com grande orgulho em prestar essa homenagem, a presidente da OAB São Leopoldo, Rita Pavoni, destacou a importância desse encontro de gerações. “Vocês são referência para os alunos que estão hoje nas salas de aula e para tantos outros que se formaram nesta valorosa universidade”.
Rita Pavoni saudou, ainda, seu vice-presidente, Cláudio Garcez, filho do egresso e palestrante da noite, Edson Garcez, e a secretária-geral, Léa Presser Potrick, filha do egresso da primeira turma Léo Roberto Presser, que recebeu homenagem póstuma em nome dos demais ex-alunos já falecidos.
Os egressos da primeira turma de Direito, Edson Garcez e Jorge Uequed, atuantes em São Leopoldo e Canoas, respectivamente, compartilharam informações e lembranças em seus depoimentos. Histórias da então chamada Faculdade de Direito de São Leopoldo e sobre os ensinamentos que colocaram em prática no exercício da profissão.
Edson Garcez iniciou apresentando detalhes da criação do curso, conseguidos por meio de um manuscrito do Padre Theobaldo Frantz.
Garcez ainda ressaltou que os fundadores do curso enfrentaram todo o tipo de percalços para a criação da faculdade e que as aulas tiveram início em fevereiro de 1967 na antiga sede da Unisinos no centro de São Leopoldo. A excelência do corpo docente captado para aquela faculdade também foi pauta de seu depoimento.
Jorge Uequed, em um discurso emocionado, também lembrou os responsáveis pela criação do curso de Direito, entre professores e egressos. Sobre a importância das pessoas no ambiente acadêmico, sintetizou: “O maior patrimônio de uma universidade não são seus livros e instalações, mas seus alunos e ex-alunos”.
Lembrando a responsabilidade social que a Escola de Direito da Unisinos demonstrava, já naqueles momentos iniciais – “tempos difíceis de 67, em que as liberdades estavam escondidas, direitos e garantias individuais perdidos, os princípios de ética, naquele tempo como agora, pouco favorecidos” - valorizou a fala do mentor Lenine Nequete na aula inaugural do curso: “Daqui não sairão apenas operadores do Direito, apenas conhecedores da Lei, seus reguladores ou aplicadores, daqui não sairão apenas profissionais das Ciências Jurídicas, daqui deverão sair cidadãos com responsabilidade pela sua sociedade que aqui vem preparar-se para ajudá-la e orientá-la a sair dos momentos difíceis que atravessa”.
Ainda estavam presentes o tesoureiro da OAB São Leopoldo, Renê Engroff, a coordenadora do Conselho Subseccional, Michelle Guardati Vieira; a integrante da Comissão de Eventos, Tânia Gomes, e a representante da OAB/SL no Conselho Municipal de Saúde, Adi Sirlei da Silva.
Estavam presentes e foram homenageados os ex-alunos:
Alfredo Foerster
Edson Morais Garcez
Enio Miguel Gerhardt
Feres Jorge R. Silva Uequed
Flávio Paulo Hoppe
Franco J. Maria Camerini
Jaime Luiz Vicari
Jairo Sérgio Souto Martins
Jandir Francisco Capoani
Léo Fogaça Pinto
Onélvio J. de Oliveira Paes
Paulo Fernando Martins
Rui Antônio Dupont
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza
Fotos: Thiago Kittler