O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção São Leopoldo, Renê Engroff, participou da reunião extraordinária híbrida com os presidentes das 106 subseções da OAB/RS, realizada na sede da seccional gaúcha, no dia 15 de fevereiro.
Um dos pontos tratados na reunião com as 106 subseções foi o caos da Justiça estadual. Os presidentes relataram que entre as maiores dificuldades enfrentadas pela advocacia gaúcha estão a falta de servidores, a morosidade dos processos, o atraso no cronograma de digitalização dos processos físicos e a redução do horário de atendimento.
O presidente da subseção participou pela primeira vez desse fórum de debate institucional em que a diretoria da Ordem define as diretrizes quanto a sua linha de atuação nas mais diversas frentes em que a OAB/RS atua na sociedade, no âmbito judiciário, junto às instituições representativas, e na própria gestão administrativa da seccional. "Foi uma reunião muito proveitosa em todos os segmentos. Vimos que realmente estamos enfrentando uma crise sem precedentes no âmbito do Judiciário, em se tratando do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e também nos foros das diversas cidades por esse estado afora", declarou Engroff.
"Neste primeiro encontro queremos ouvir os presidentes. Críticas, sugestões, ideias são bem-vindas para construirmos soluções e elaborarmos estratégias a partir da experiência local de cada subseção. A pauta dos nossos encontros será dos presidentes", ressaltou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ao abrir a reunião extraordinária híbrida.
Ações da Ordem gaúcha
Lamachia apresentou aos presidentes das subseções ações que devem ocorrer nos próximos meses. Um dos projetos deve aproximar ainda mais a Ordem gaúcha das subseções. A ideia é que o presidente da OAB/RS passe um dia inteiro em cada uma das 106 subseções. A programação deve incluir reunião com a diretoria local e uma assembleia geral dos advogados com toda estrutura do sistema OAB/RS (CAA/RS, ESA/RS e OABPrev).
O encaminhamento dos itens citados pelos presidentes das 106 subseções estará na pauta do primeiro Colégio de Presidentes, além de servir de norte para a elaboração de estratégias da gestão.
Fonte: OAB/RS com adptações.
Curta e siga nossas redes sociais, clicando aqui.
************
Daiane Mendes | Assessoria de Comunicação
OAB Rio Grande do Sul - Subseção São Leopoldo