Com cerca de 120 participantes, a OAB/SL realizou seu primeiro debate entre candidatos, visando à valorização da democracia e o voto consciente.
Com a proposta de promover um encontro para que os advogados e estagiários da OAB/SL e representantes das entidades convidadas conhecessem os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de São Leopoldo, a OAB local realizou um debate entre os candidatos ao cargo eletivo de prefeito municipal. A atividade ocorreu na última terça-feira (27), no auditório do Cecrei.
Com a mediação do jornalista da Rádio Guaíba, o leopoldense Felipe Nabinger, esse foi o primeiro debate promovido pela entidade. Atenta à defesa da advocacia e da cidadania, a OAB/SL oportunizou um momento de apresentação de propostas para a gestão do município, em especial, de temas de interesse da classe.
“Promovemos este debate com o intuito de ter a participação direta da advocacia. Sendo assim, os questionamentos desta noite demonstram os anseios da classe e a nossa intenção de valorizar a democracia”, destacou a presidente da subseção, Rita Pavoni, em sua fala de abertura.
O painel foi realizado em três blocos, sendo que no primeiro os candidatos presentes Ary Vanazzi (PT), Dr. Moacir (PSDB), Dr. Carlos (PSD), Professor Célio (Psol) e professor Nado (PDT) fizeram suas apresentações ao público. No segundo bloco, os candidatos responderam às perguntas feitas pela OAB/SL e, no terceiro e último bloco, as candidaturas fizeram suas considerações finais.
As perguntas apresentadas foram demandas dos advogados da casa, que fizeram suas sugestões. A diretoria da entidade compilou as questões, formulando as perguntas que se tornaram públicas apenas no momento em que foram respondidas pelos candidatos. A OAB, mediante Instrução Normativa decidiu pela promoção do debate entre os candidatos, sendo realizado mediante a ciência e a concordância de todos os envolvidos.
O debate foi transmitido à comunidade pela Rádio Nova Progresso, na quarta-feira (28), às 12h10min, logo após o horário eleitoral gratuito.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza