A implantação do INSS Digital foi o tema da palestra promovida pela Comissão da Previdência da OAB São Leopoldo, evento que lotou o auditório da ACIST-SL, no dia 16 de novembro. A atividade foi ministrada pela gerente executiva do INSS de Novo Hamburgo, Neusa Maria Tarouco Correa, e pelo chefe de atendimento da gerência, Hugo Rafael Torma Lima.
Representando a presidente da OAB local, Rita Pavoni, o vice-presidente, Cláudio Garcez, fez a abertura da palestra, dando às boas-vindas e agradecendo a presença dos inscritos.
Dagmar Padoan, coordenadora da Comissão de Previdência, salientou que o uso eficiente da tecnologia é uma realidade que vem se destacando em todas as áreas, fazendo com que se dispense a presença física e, mesmo assim, se atinja com êxito a finalidade da comunicação. Lembrou ainda que, ao iniciar a implantação do Processo Eletrônico na Justiça Federal, os advogados também tiveram muitas dúvidas e relutância quanto ao funcionamento do novo sistema e hoje o E-PROC está consolidado como sistema modelo de envio e acompanhamento de processos, o que também se espera do INSS DIGITAL.
Elencando as principais mudanças trazidas pelo INSS DIGITAL, a gerente executiva do INSS de Novo Hamburgo, Neusa Maria Tarouco Correa, deu início à palestra. Na sequência passou a palavra ao chefe de atendimento da gerência, Hugo Rafael Torma Lima, que esclareceu que o INSS DIGITAL é uma nova forma de atendimento do INSS, que consiste na utilização de processo eletrônico, na distribuição da demanda entre as unidades e melhoria da comunicação com o cidadão.
Os palestrantes destacaram que, das 17 Agências do INSS de abrangência da Gerência de Novo Hamburgo, 6 já passaram pelo processo de implantação do sistema. “Até o final do mês de dezembro, serão 10 Agências com INSS DIGITAL, incluindo a Agência de São Leopoldo, que tem previsão de implantação no dia 20 novembro”, afirmou Hugo Rafael.
Quanto ao procedimento, foi esclarecido que, enquanto não for assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o INSS e a OAB/RS, os documentos serão recebidos e digitalizados nas agências, após a formalização do acordo, os advogados poderão enviar a documentação e acompanhar o andamento de seus processos diretamente de seus escritórios.
O chefe da agência do INSS de São Leopoldo, Paulo Ricardo Mello, esteve presente acompanhando a palestra.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza