Nove advogados e advogadas foram credenciados em Solenidade de Entrega de Carteira de Identidade Profissional da OAB/RS na última quarta-feira (04/10).
A mesa oficial do evento foi composta pelo presidente da subseção, Renê Engroff; pela conselheira federal da OAB e ex-presidente da OAB/SL, Rosângela Herzer dos Santos; pela conselheira seccional, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS e ex-presidente da subseção, Márcia Schwantes; pela conselheira estadual e diretora de Cursos Permanentes da ESA/RS, Michelle da Silva Guardatti Vieira; pelo vice-presidente, Arthur Orlando Dias Filho; pela secretária-geral adjunta, Jucemara Toffoli; pelos conselheiros subsecionais, Roberto Luís Hupfer e Gabriel Lazzaretti Pacheco; pela integrante da Comissão da Jovem Advocacia, Roberta Bitarello e pelo delegado da CAARS na OAB/SL, Wilmar Bohn. Ainda marcaram presença as conselheiras subsecionais Raquel Von Hohendorff e Joseli Troian.
A representante da CJA, Roberta Bitarello, falou sobre sua relação com a subseção ao aceitar o convite para o integrar a Comissão da Jovem Advocacia e compartilhou um ensinamento de sua mãe advogada, que a estimulou a aceitar o convite, reforçando que mais importante do que se sabe, são as relações que se tem. Roberta ainda orientou os novos colegas a conhecerem as comissões da subseção, a fazerem parte do grupo de WhatsApp da CJA e para baixarem nos seus celulares o aplicativo da CAARS, onde encontrarão informações e benefícios do Programa Primeiros Passos, voltado aos colegas que estão iniciando carreira na advocacia.
O conselheiro Roberto Luís Hupfer, em sua saudação, evidenciou que a advocacia plena passa também pela integração dos novos advogados junto à OAB e aconselhou os colegas para que, sendo necessário, procurem sempre orientação junto aos dirigentes da subseção. Ao encerrar sua manifestação, reforçou que não há hierarquia entre advogados, membros do Ministério Público e magistrados. "Todos são igualmente necessários à boa administração da Justiça", concluiu Hupfer.
Rosângela Herzer dos Santos, conselheira federal da OAB, fez o acolhimento dos credenciados em nome da seccional. "A partir deste momento vocês estão aptos a atuar representando alguém e isso é uma grande responsabilidade", pontuou a Herzer. Nesse contexto, parabenizou os novos colegas pela escolha de uma profissão tão nobre, que requer uma postura adequada diante da sociedade.
Relatando um pouco da sua experiência no início da profissão, o presidente da OAB/SL, Renê Engroff, tranquilizou os credenciados, afirmando que momentos de dificuldade e insegurança são normais ao ingressarem na profissão, e aproveitou a oportunidade para esclarecer que um dos papéis da subseção é auxiliar os novos colegas para que não comentam erros que possam levá-los a ter problemas com o conselho de ética, muitas vezes por falta de conhecimento. Na ocasião, Renê Engroff já convidou os advogados presentes para a inauguração da nova sede da entidade. "A nova casa da advocacia e da cidadania de São Leopoldo e Portão, que será entregue à comunidade no dia 05 de dezembro", destacou o presidente.
Receberam as credenciais definitivas Carolina de Souza Garcia, Caroline de Mello Massalai, Débora Suélen Cornelius, Everton Fraga de Oliveira Filho, José Pedro Werner Forneck, Júlia Rios, Natália Escobar da Silva, Roger Alexsandro Reis e Sandro Mauricio Scherer da Silva.
Fonte: Assessoria de comunicação OAB/SL