A secretária-geral da OAB São Leopoldo, Adriana Pafiadache Rocha Dantas, realizou na sexta-feira (17), na sede da subseção, a última prestação de compromisso e entrega de carteiras do ano. Na oportunidade, a dirigente recebeu duas novas colegas com uma fala de boas-vindas, e apresentou os serviços disponíveis à advocacia para os advogados inscritos na Ordem, Clecira Vidal Pinheiro e Gabriel Scherer da Silva. Neste mês de dezembro, no dia 14, três novos advogados também receberam suas credenciais: Franciele Brondani Torma, José Nilo Corrêa Alves e Vanessa da Rosa Kroth.
Após o ato de compromisso, a advogada falou aos novos colegas que eles irão lidar com vidas e que a prática forense está ligada aos sentimentos e problemas alheios e requer dos operadores do direito sensibilidade, firmeza e muita luta pelo direito dos seus clientes, honrando a confiança depositada no advogado.
“Nossa profissão é complicada, porém, muito gratificante. Nós, advogados e advogadas, somos os defensores dos cidadãos, somos o instrumento (meio) que proporciona ao cidadão o acesso à Justiça, ser ‘ouvido’ pelo Juiz; defendemos o Direito e atacamos as injustiças de todas as ordens. Caros colegas, voltando à prática forense, devemos respeitar o adversário e nunca humilhá-lo, porque o cliente vai, mas fica o colega. Portanto, o tratamento aos colegas deve ser cordial e nunca devemos pessoalizar as contendas. Certa de que grandes colegas sairão desta sala motivados em advogar, não poderia deixar de mencionar o Grande Jurista e Professor, Piero Calamandrei: ‘acredita-se comumente que a missão específica do advogado seja fazer-se ouvir pelos juízes; na realidade, o ofício mais humano dos advogados é ouvir os clientes’. Eles, os juízes, vistos por um advogado", frisou Adriana.
Curta e siga nossas redes sociais, clicando aqui.
************
Daiane Mendes | Assessoria de Comunicação
OAB Rio Grande do Sul - Subseção São Leopoldo