Aconteceu, na última terça-feira (23/05), o primeiro Encontro Multiportas promovido pela OAB/SL, com a organização da sua Comissão de Arbitragem, Mediação, Práticas Restaurativas e Sistêmicas. O evento on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB São Leopoldo no YouTube, contou com a palestra do conselheiro estadual da OAB/RS e professor Darci Guimarães Ribeiro, que trouxe para reflexão neste encontro o tema "A Justiça Multiportas e o Acesso à Justiça".
O presidente da OAB/SL, Renê Engroff, fez a abertura do evento, saudando a advocacia que estava acompanhando a atividade pelo canal do YouTube da subseção e destacou a satisfação de ter um palestrante como o professor Darci Guimarães Ribeiro, que tem forte ligação com a Ordem, vez que foi membro da ESA/RS e é conselheiro da OAB/RS. Ainda falou da relevância do tema e a necessidade de atualização frente as inúmeras novidades na Justiça Multiportas.
O integrante da Comissão de Arbitragem, Mediação, Práticas Restaurativas e Sistêmicas da subseção, Everton Luís Marcolan Zandoná, foi o responsável pela mediação da atividade, fazendo a apresentação do palestrante.
Ribeiro iniciou a palestra ressaltando que a justiça se ampliou, disponibilizando diversas portas para a solução dos conflitos. "A jurisdição é a quarta porta, sendo que a primeira alternativa deve ser a mediação, a segunda porta é a conciliação e a terceira porta a arbitragem".
Falou também sobre justiça dialogal, em que as pessoas precisam ser preparadas para resolver os problemas por meio do diálogo, mas que para isso as faculdades precisam tirar o foco do processo na formação dos operadores do direito. Por fim, declarou que é preciso desjudicializar todo o sistema, afirmando que a justiça tradicional está falindo e que a justiça multiportas é a justiça do futuro. Encerrando o encontro, o palestrante respondeu aos questionamentos dos participantes.
Fonte: Assessoria de comunicação OAB/SL