A posse comemorativa do advogado gaúcho Claudio Lamachia como presidente nacional da OAB foi realizada na noite da terça-feira (23), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, contando com a presença de diversas autoridades, representantes de instituições e advogados. Uma comitiva leopoldense foi ao Distrito Federal prestigiar este grande momento para a advocacia gaúcha e nacional.
Em uma noite emocionante de celebração, Lamachia assumiu o cargo, sendo o primeiro advogado militante do Rio Grande do Sul a comandar a instituição em 85 anos. O dirigente foi eleito dia 31 de janeiro em chapa única e com o apoio dos presidentes das 27 seccionais da entidade, tendo o voto de 80 conselheiros federais da OAB. A posse administrativa ocorreu em 1º de fevereiro.
Um dos momentos mais marcantes da posse foi protagonizado pelos advogados gaúchos ao final da cerimônia, quando cantaram o Hino Rio-Grandense, demonstrando o orgulho pela conquista do estado.
No discurso, Lamachia agradeceu o apoio da advocacia e firmou o compromisso de ouvir a voz dos advogados e da sociedade brasileira. “Sendo a democracia o regime das maiorias, ela apenas pode ser exercitada a pleno se aqueles que forem escolhidos para presidir ouvirem constantemente aqueles que os escolheram. Por isso, prometo aos senhores: ouvi-los. O presidente nacional da OAB falará aquilo que o Conselho Federal pensa. Nada além, nada mais”, assegurou.
Representou São Leopoldo no evento a diretoria executiva da entidade: a presidente Rita Pavoni; o vice-presidente Cláudio Garcez; a secretária-geral Léa Presser Potrick; o tesoureiro Renê Engroff e a secretária-geral adjunta, Sandra Schlabrendorff. Além das ex-presidentes e conselheiras seccionais, Márcia Schwantes e Rosângela Herzer dos Santos; o ex-presidente, João Claudio da Silva; o delegado de São Leopoldo da CAA/RS, Wilmar Bohn; o conselheiro subseccional, Vilhiam Herzer dos Santos, e as advogadas Eliane Lopes e Tatiana Zamprogna.
Sobre o acontecimento, Rita Pavoni afirmou que a posse de Lamachia na OAB nacional é um momento ímpar para a advocacia gaúcha e uma grande conquista para os advogados de todo o Brasil. “Exercer o cargo de presidente da Subseção de São Leopoldo neste momento é, para mim, motivo de muito orgulho”, ressaltou a presidente da OAB/SL.
Fonte: Site Conselho Federal da OAB