A coordenadora da Comissão da Mulher e do Conselho de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção São Leopoldo (OAB/SL), Aline Dantas Müller Neto participou na manhã da segunda-feira, 25 de novembro, da abertura da Exposição itinerante “Agora ou na Hora de Nossa Morte”, no saguão do Foro da Comarca de São Leopoldo. A exposição, que permanecerá por cerca de três meses no Saguão do 4° andar do Foro da Comarca De São Leopoldo, é aberta ao público em geral, no horário de expediente.
De acordo com a advogada Aline, a Mostra expõe histórias de mulheres vítimas da violência doméstica no RS, a partir da publicação da Lei 13.104/15 sobre feminicídio. “Ela trata dos primeiros casos de feminicídio no Estado. A exposição retrata que as pessoas ainda tratam o relacionamento com uma relação de propriedade e, ninguém, muito menos a mulher, podem sofrer este tipo de violência; é a banalidade da vida em detrimento de qualquer outra coisa. Convido todos os advogados para conferir a exposição no Foro de São Leopoldo”.
A abertura oficial da exposição marca o inicio da Semana da Justiça pela Paz em Casa, e contou com a presença da Juíza-Corregedora e Coordenadora da coordenadoria Estadual das Mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar do Rio Grande do Sul, Gioconda Fianco Pitt, e da juíza do Juizado da Violência Doméstica da Comarca de São Leopoldo, Michele Scherer Becker. O objetivo da ação é impactar o público com as histórias reais de mulheres que foram assassinadas por seus companheiros, de modo que se possa discutir, da forma mais ampla, com todos os setores da sociedade civil e do Poder Público, as causas da violência contra mulher e o modo de combatê-la.
A inauguração da exposição foi em 2017 e ocorreu inicialmente no Palácio da Justiça. Devido à grande repercussão, foi tomada de caráter itinerante, sendo levada às Comarcas do Estado do Rio Grande do Sul.
Curta e siga a fanpage da OAB/SL, clicando aqui.
************
Daiane Mendes | Assessoria de Comunicação
OAB Rio Grande do Sul - Subseção São Leopoldo