A presidente da OAB São Leopoldo, Rita Pavoni, acompanhada do tesoureiro da entidade, Renê Engroff, e da conselheira subseccional e integrante da Comissão de Previdência, Jucemara Toffoli, fizeram uma visita à diretora do Foro de São Leopoldo, Dra. Cristina Lohman, na última terça-feira (29), para tratar de diversos assuntos de interesse da advocacia local.
Na ocasião, foi deliberada a necessidade de atuação conjunta entre a OAB e o Judiciário, na busca efetiva de soluções aos problemas debatidos no encontro, visto que a qualidade na prestação jurisdicional é interesse de todas as partes envolvidas no processo é indispensável à cidadania.
Sempre atenta à falta de magistrados e servidores na comarca, a subseção aproveitou o momento para retomar o tema e ressaltar as grandes dificuldades encontradas pelos operadores do Direito. Neste ponto, a direção do Foro explicou que as solicitações de melhoria no atendimento não estão sendo promovidas devido a falta de recursos no orçamento do TJRS, cujo problema afeta a gestão pública de modo geral, acarretando, principalmente, a falta de pessoal.
Ainda foram discutidos os problemas no departamento de protocolo. A Dra. Cristina Lohman observou que foram feitas substituições, deslocando um funcionário da direção do Foro e um estagiário para esse setor, no esforço de que os atendimentos no protocolo ocorram de forma a atender as necessidades dos advogados e das partes.
A OAB/SL questionou a falta de funcionamento dos elevadores no Foro de São Leopoldo, queixa já levada em outras ocasiões à direção. Foi esclarecido que a manutenção não foi realizada por questões administrativas do Tribunal, especialmente falta de recursos. A OAB/SL encaminhará pedido à Seccional para avaliarem a possibilidade de reforçar o pedido junto ao TJ, destacando a necessidade urgente dessa demanda, que requer processo de licitação para ser atendida.
Como uma das organizadoras do Seminário de Direito do Trabalho e Previdenciário do Vale do Rio dos Sinos, a OAB São Leopoldo valeu-se do momento para convidar a magistrada para participar da abertura do evento, que será realizado no dia 29 de setembro, no auditório Pe. Werner da Unisinos, como autoridade integrante da mesa diretiva. Esse evento, que está em sua quarta edição, reúne as principais autoridades da área trabalhista e previdenciária, no âmbito regional e estadual.
Finalizando o encontro, a diretora do Foro se comprometeu a dar sequência nas atividades da Comissão Mista, pois entende, assim como a OAB/SL, que a mesma tem um papel relevante a desempenhar junto à comunidade. Assim, afirmou estar avaliando uma data para chamar, em breve, uma reunião com os integrantes da referida comissão.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza