Dez advogados e sete estagiários prestaram compromisso e receberam as carteiras profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil na noite desta segunda-feira (19), no auditório do Cecrei.
Presidida pela dirigente da OAB/SL, Rita Pavoni, a cerimônia foi prestigiada por familiares e amigos dos credenciandos, que acompanharam esse importante momento na carreira dos novos profissionais.
A secretária-geral da subseção, Léa Presser Potrick, ficou responsável por conduzir a prestação de compromisso, convidando a credenciando Jorge Sperafico Daudt para a leitura do juramento, que ocorreu após a apresentação do vídeo institucional da OAB/RS.
Receberam as credenciais os advogados Felipe Silva Tassi, Gláucia Graziela Heinz, Hérica Patrícia Matos de Morais, Jorge Sperafico Daudt, Kattana Tarauê Luz, Kelen Laís Klein, Lauremar Pezzi Paim, Márcia Martins de Oliveira, Mauricio Ezequiel Gonçalves e Maria Adelaide Silva Monteiro Fernandes. Também foram credenciados os estagiários Fábio Gardel Guerra, Gabriela Mayer Martins, Gustavo Becker, Izadora Fração Dazzi, Leonardo Heck Alves, Roberto Alexandre dos Santos e Saulo Cesar Dias Alves.
O discurso de acolhimento aos novos colegas ficou por conta da coordenadora do Conselho Subseccional, Michelle da Silva Guardatti Vieira, que, ao saudar os credenciados, optou por trazer questões práticas da profissão que podem contribuir com o início da carreira dos advogados e estagiários. “Respeitar os clientes, estudar sempre e trabalhar com ética” foram os conselhos da coordenadora, trazidos de sua experiência na advocacia e como conselheira da OAB/SL.
Em nome da Comissão do Jovem Advogado, Vilhiam Herzer dos Santos manifestou votos de boas-vindas aos mais novos integrantes da OAB/SL. Sobre a comissão da qual faz parte, o conselheiro subseccional afirmou que o objetivo é promover a integração entre os colegas, por meio da realização de atividades como o grupo de estudos, cursos e palestras de atualização. Vilhiam ainda reforçou a importância da tabela de honorários, que deve servir como referência aos advogados para valorar seu trabalho e sobre a importância do advogado conhecer as suas prerrogativas através do Estatuto da Advocacia e do novo Código de Ética, a fim de evitar o cometimento de infrações por falta de conhecimento da lei.
A presidente da OAB/SL, Rita Pavoni, apresentou a subseção, destacando que o trabalho desenvolvido pela entidade envolve cerca de 100 pessoas que se dedicam por acreditar no importante papel da OAB e no seu protagonismo frente às demandas sociais - em defesa do Estado Democrático de Direito. Afirmou ainda que o cidadão deve fazer a sua parte para que as mudanças necessárias aconteçam, e que os profissionais do direito possuem ainda mais condições de provocar essas mudanças.
Sobre o sistema OAB, Rita Pavoni apresentou a Escola Superior de Advocacia (ESA) como um braço cultural da entidade, que oferece diversos cursos e atividades de atualização aos profissionais. Falou ainda da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) que trabalha para atender as necessidades da classe, citando a parceria que disponibiliza, na sede da subseção, atendimento odontológico, de fisioterapia e massoterapia.
Além dos já citados, a mesa oficial foi composta pelo vice-presidente, Cláudio Garcez, e pela a conselheira seccional, Márcia Schwantes.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza