Dez advogados e seis estagiários prestaram compromisso e receberam as carteiras profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil na noite desta quarta-feira (19), no auditório do Cecrei.
Presidida pela dirigente da OAB/SL, Rita Pavoni, a cerimônia foi prestigiada por familiares e amigos dos credenciandos, que acompanharam esse importante momento na carreira dos novos profissionais.
A secretária-geral adjunta da subseção, Sandra Inês Schlabrendorff, ficou responsável por conduzir a prestação de compromisso, convidando a credenciandaAdriane Schwartzhaupt Klippel Boero para a leitura do juramento.
Receberam as credenciais os advogados Adriane Schwartzhaupt Klippel Boero, Ângela Ioppi Virtuoso, Bruno Anzilago Celada, Caroline Bortolini Santos, Diego Kipper Schmidt, Larissa Rossi Cassol, Lindomar de Lima de Oliveira, Luís Fernando Basei, Sandy Schneider Alves de Oliveira e Thaynã Santos Alves. Também foram credenciados os estagiários Ana Cláudia Karg, Camila Lopes Costa, Eduarda de Souza Carvalho, Paulo Gall, Rafael Antonelli e Raquel Severo.
O discurso de acolhimento aos novos colegas ficou por conta da delegada da OAB/SL na Escola Superior de Advocacia (ESA) e integrante da Comissão de Cultura da subseção, Raquel Von Hohendorff, que lembrou o artigo 133 da Constituição Federal que apresenta o advogado como indispensável à administração da justiça. Raquel ainda citou o artigo 3º que evidencia o papel do advogado como responsável por mitigar as desigualdades para o encontro de soluções justas para garantir a igualdade de todos.
Por fim, aconselhou os advogados e estagiários a pautarem suas ações profissionais pelo preceito do Direito Romano: “viver honestamente, não prejudicar a ninguém e dar a cada um o que é seu”.
Em nome da Comissão do Jovem Advogado, Vilhiam Herzer dos Santos manifestou votos de boas-vindas aos mais novos integrantes da OAB/SL. Sobre a comissão da qual faz parte, o conselheiro subseccional afirmou que o objetivo é promover a integração entre os colegas, por meio da realização de atividades como o grupo de estudos, cursos e palestras de atualização.Vilhiam ainda reforçou a importância da tabela de honorários, que deve servir como referência aos advogados para valorar seu trabalho e sobre a importância do advogado conhecer as suas prerrogativas através do Estatuto da Advocacia e do novo Código de Ética, a fim de evitar o cometimento de infrações por falta de conhecimento da lei.
A presidente da OAB/SL, Rita Pavoni, destacou questões atuais da sociedade, como a violência crescente e aspectos políticos da cidade, afirmando que o cidadão pode fazer a sua parte para que mudanças aconteçam, e que os profissionais do direito possuem ainda mais condições de provocar essas mudanças. Reforçou que a data em que recebem suas credenciais é um momento de grande conquista, porém de muita responsabilidade, pois passam a atuar como advogados integrantes de uma entidade forte como a OAB, que, historicamente, trabalha em defesa da cidadania.
Sobre o sistema OAB, Rita Pavoni apresentou a Escola Superior de Advocacia como um braço cultural da entidade, que oferece diversos cursos e atividades de atualização aos profissionais. Falou ainda da Caixa de Assistência dos Advogados que trabalha para assistir as necessidades da classe, citando os serviços oferecidos na capital e a parceria com o interior, que disponibiliza atendimento odontológico na sede da subseção e, futuramente, atendimento de massoterapia.
Além dos já citados, a mesa oficial foi composta pelo tesoureiro, Renê Engroff, e pelo comendador da OAB/SL e juiz substituto do TRE-RS, Sílvio Ronaldo Santos de Moraes.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza