Apresentar a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência no município e falar sobre seu funcionamento foi o objetivo do evento "Te Liberta Guria", realizado na tarde do última sexta-feira (24/03), no auditório do Ministério Público de São Leopoldo.
A atividade organizada pela OAB/SL, por meio da sua Comissão da Mulher Advogada, em parceria com a direção do foro local, Juizado da Violência Doméstica, Ministério Público, DEAM, Centro Jacobina, Patrulha Maria da Penha, Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, lotou o auditório que acompanhou dados importantes apresentados pelas palestrantes.
A mesa oficial do evento foi composta pelo presidente da OAB/SL, Renê Engroff; pelo diretor do foro, Mauro Peil Martins; pela advogada Márcia Schwantes, conselheira da OAB/RS e presidente da CMA Estadual; pela promotora Marcela Romera e pelo professor Nado Teixeira, consultor da Unesco, além de contar com a importante presença do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, que chegou ao final do segundo painel.
Na primeira parte da atividade, o presidente da OAB/SL fez a saudação de boas-vindas aos participantes, assim como o diretor do foro. Na sequência, professor Nado realizou uma palestra magna, explanando o tema.
No segundo momento, aconteceram os três painéis com as palestrantes convidadas. O primeiro painel, mediado pela presidente da CMA/SL, Joseli Troian, teve como palestrantes a Capitã Bibiana Menezes, coordenadora regional da Patrulha Maria da Penha, e Michele Mendes Arigony, delegada de polícia e titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de São Leopoldo.
No painel apresentado pela integrante da CMA/SL, Andrea Santos Lacerda, palestraram a advogada Márcia Schwantes, representando a advocacia, Jacqueline Bervian, juíza titular da 2ª Vara Cível de São Leopoldo, atuando em substituição na Vara de Violência Doméstica e Familiar de São Leopoldo, e Marcela Romera, promotora de justiça com atribuição na Promotoria de Justiça Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
No terceiro e último painel, mediado pela integrante da CMA/SL e representante da OAB/SL no CONDIM, Jenaína Ramos Gaudert, tivemos como palestrante Iara Cardoso, pela Procuradoria Especializada da Mulher na Câmara de Vereadores, Inajara Pfeil, representando a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Leopoldo, e Yara Stockmanns, Coordenadora do Centro Jacobina.
Demonstrando que se trata de uma causa coletiva, o encontro fica marcado como uma importante atividade no mês da mulher, ouvindo os envolvidos no dia a dia do combate a esse crime.
Fonte: Assessoria de comunicação OAB/SL
Fotos: Juliano Palinha