Uma comitiva da OAB Subseção São Leopoldo, juntamente com o presidente da OAB estadual, Ricardo Breier, e os presidentes das subseções de Montenegro e Torres, Sepé Tiaraju e Ivam Roque Sá Brocca, se reuniram com o secretário de Segurança do Estado, Cezar Schirmer, na tarde da última quarta-feira (13), na sede da Secretaria Estadual da Segurança Pública.
A falta de efetivo policial e o crescimento do índice de violência nos municípios foram pautas do encontro, em que a OAB São Leopoldo levou dados estatísticos locais para sensibilizar o secretário quanto a precariedade da Delegacia de Polícia da cidade.
A superlotação e a falta de estrutura e segurança para comunidade, servidores e para os próprios presos, dentro da delegacia em funcionamento, é o que tem deixado a entidade mais preocupada. Além disso, os detidos acabam ocupando o espaço por um período de tempo maior do que o permitido por lei.
A presidente da subseção, Rita Pavoni, destacou para o secretário Schirmer: “O nosso principal problema é a situação precária da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, que está entre as piores do Estado. Todos os atendimentos são feitos na mesma delegacia, além da realidade de alguns criminosos ficarem presos no local por tempo excessivo, em celas sem condições ou mesmo em veículos que fazem as vezes de cela”.
Documentos levados pela subseção demonstram a grande demanda do município no quesito segurança, o que requer investimentos urgentes. Durante o ano de 2017, São Leopoldo se manteve entre os municípios de maior índice de violência, em comparação com os demais municípios do Estado.
O secretário de segurança, Cezar Schirmer, acolheu os apontamentos da entidade, providenciando uma reunião da OAB São Leopoldo com o chefe geral de Polícia Civil do Estado, para levar os principais problemas que serão levantados pela entidade junto com as entidades civis do município e encaminhar soluções diretamente com o responsável.
Além dos já citados, estavam presentes a conselheira seccional da OAB/RS, Márcia Schwantes; a secretária-geral da OAB/SL, Léa Presser Potrick, a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff; o tesoureiro, Renê Engroff e a conselheira subseccional e coordenadora da Comissão da Mulher, Adriana Pafiadache Rocha Dantas.
Fonte: Site OAB/RS