Em solenidade realizada no auditório do Cecrei, nesta segunda-feira (18), novos advogados e estagiários ingressaram no quadro da OAB Subseção São Leopoldo, recebendo suas carteiras profissionais da OAB/RS e realizando o juramento profissional.
Na abertura da solenidade, os novos integrantes assistiram ao vídeo institucional da OAB/RS que apresenta o sistema OAB, composto pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) e pela Escola Superior de Advocacia (ESA). A advogada credenciada Maiara Silva dos Santos realizou a leitura do termo de compromisso, sendo acompanhada pelos demais colegas de credenciamento.
Receberam a carteira profissional os advogados Bárbara Machado, Camila Santos de Souza Vianna, Gabrielle Pacheco Acosta, Ivo Ariel Martins Deckmann, Keila Tainã Crisóstomo de Araújo, Maiara Silva dos Santos, Matheus Roncata de Lima, Roséle Joaquim Centeno, Simone Justen Monteiro e Tayhana Giana Oliveira da Silva. Também foi credenciado o estagiário André Luis Marka.
No discurso de boas-vindas, o conselheiro subseccional, Guilherme Moschini Becker, relembrou importantes conquistas da classe promovidas pela OAB, entre essas as férias dos advogados e a contagem de prazos em dias úteis. Destacou também os desafios enfrentados pela atual gestão da subseção São Leopoldo que esteve à frente da entidade em um período de forte crise política e ética em todos os níveis da sociedade. “De mãos dadas com a OAB Seccional do Rio Grande do Sul e o Conselho Federal, a subseção sempre enfrentou os desafios, envolvendo-se nas questões de interesse da classe e da sociedade”, pontuou o conselheiro.
O integrante da Comissão do Jovem Advogado e conselheiro subseccional, Vilhiam Herzer dos Santos, falou sobre as ações promovidas pela CEJA da Subseção São Leopoldo. “Uma de nossas principais funções é recepcionar os novos colegas, para que iniciem sua participação junto à OAB/SL através de eventos como o Happy Hour Jurídico, Grupos de Estudo, cursos e palestras”, explicou o advogado.
Vilhiam ainda lembrou que o Manual do Jovem Advogado, recebido pelos colegas, foi fruto de uma iniciativa de OAB São Leopoldo, adotada em todo o estado. Destacou que neste documento os colegas podem se orientar quanto às suas prerrogativas profissionais, tabela de honorários e código de ética e disciplina, entre outras questões de suma importância.
Rita Pavoni, presidente da subseção, reforçou o valor da profissão de advogado aos novos integrantes, desejando-lhes sucesso em suas carreiras. Em seu discurso, destacou o Código de Ética Profissional e sua importância para a preparação dos advogados. Sobre a greve dos caminhoneiros, lembrou o esforço da subseção para o cancelamento dos prazos e audiências, oficiando cada juiz do Foro Civel e Trabalhista. Finalizou falando sobre os atendimentos de fisioterapia e massoterapia na sede da subseção e dos cursos e palestra promovidos em parceria com a ESA.
A mesa diretiva também foi composta pela conselheira seccional, Márcia Schwantes; pelo vice-presidente, Cláudio Garcez, e pela secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza