Foi realizada, na última sexta-feira (14/09), no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos, em São Leopoldo, a quinta edição do Seminário de Direito do Trabalho e Previdenciário do Vale do Rio dos Sinos. O evento foi organizado pela OAB São Leopoldo, por meio da sua Comissão de Previdência, Comissão Especial de Direito e Processo do Trabalho, Comissão de Cultura, e com a parceria da Unisinos, por intermédio de sua Escola de Direito, e da Comissão Especial de Previdência Social da OAB Rio Grande do Sul.
O evento já é considerado de grande importância para a advocacia de toda a Região Sul do Brasil e fortalece os conhecimentos, trazendo o que há de mais atual. Para os estudantes de Direito também é uma ótima oportunidade de conhecer os futuros colegas, compartilhar ideias e ter uma melhor qualificação através das palestras proferidas por quem já possui uma carreira consolidada. O aumento no número de participantes cresce a cada ano, o que reforça a qualidade do seminário, que também promove a troca de informações e a possibilidade de realizar boas parcerias.
Entre advogados e estudantes de Direito, foram mais de 500 pessoas que estiveram presentes no local. Ganhou destaque, nesta edição, as mudanças na legislação trabalhista e os impactos na previdência social.
Compondo a mesa de abertura, a presidente da OAB/SL, Rita Pavoni, saudou os convidados e destacou a importância do evento para a classe. Na ocasião, Rita Pavoni representou o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia. O advogado Alexandre Schumacher Triches representou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.
A primeira palestra da manhã teve como tema a “Jurisprudência Previdenciária em Evolução”, proferida pelo Juiz Federal, José Antônio Savaris. Em seguida foi tratado o tema “Pontos e Contrapontos da Liquidação de Pedidos na Inicial Trabalhista: Questões Práticas na Advocacia Trabalhista Pós Reforma”, com a advogada Angela Kirschner. “Os Impactos para a Advocacia e Segurados com a Implantação do INSS Digital”, com o advogado Alexandre Schumacher Triches e o servidor do INSS, Adriano Mauss, encerrou as palestras da manhã.
“As Questões do Vínculo de Emprego dos Profissionais Autônomos na Reforma Trabalhistas”, com o juiz do Trabalho, Leandro Krebs, e o advogado, Maurício Góes, abriram os painéis da tarde. “E-Social e os Efeitos na Advocacia Trabalhista Preventiva” foi o tema debatido pelo advogado Felipe Dias Ribeiro. “Reflexos Previdenciário com a Reforma Trabalhista”, com o advogado Marco Aurélio Serau Junior foi a penúltima palestra da tarde. Encerrando o encontro, os juízes do Trabalho Rodrigo Trindade e Carolina Gralha, trouxeram o tema “Reforma Trabalhista e os Desafios deste Primeiro ano de Vigência”.