Noite de Jubilamento e Entrega de Credenciais na OAB São Leopoldo

24/09/2025 11:30:00 https://bit.ly/4mxwSgL
202509261134170

A OAB São Leopoldo realizou a Solenidade de Entrega de Credenciais em evento na última quarta-feira (24/09). Na mesma cerimônia também foi entregue o diploma de Jubilamento para a advogada Maria Cezalpina Peixoto Anadon.

A mesa oficial foi composta pelo presidente da OAB/SL, Arthur Orlando Dias Filho; pela conselheira federal da OAB e ex-presidente da subseção, Rosângela Herzer dos Santos; pela conselheira seccional e ex-presidente, Márcia Schwantes; pela vice-presidente, Jucemara Toffoli; pelo secretário-geral, Fábio Leopoldo Lara; pela secretária-geral adjunta, Karinie Gall Baptista; pelo conselheiro e delegado da OAB São Leopoldo na OABPREV, Luis Paulo Petersen Andreazza; pelo conselheiro subseccional, Ésio Bianchi Marchisio Junior, e pelo integrante da Comissão da Jovem Advocacia, Italo da Silva Garcia. Ainda particiou da solenidade, o conselheiro da OAB/SL, Vinícius Rodrigues Telles.

O representante da Jovem Advocacia, Italo da Silva Garcia, abriu as falas da noite parabenizando a advogada jubilada, destacando que sua história de dedicação é um exemplo a ser seguido pelos jovens profissionais. Aos colegas credenciados, lembrou que cada um traz uma trajetória de sonhos e que as dificuldades jamais devem fazer com que esqueçamos o que nos fez chegar onde estamos. "Honrem essa trajetória, atuando com ética e dedicação", evidenciou Italo.
 
Em contraponto aos aspectos cerimoniosos do Direito, o conselheiro da OAB São Leopoldo, Ésio Marchisio Junior, trouxe como exemplo Esperança Garcia, mulher negra e humilde que foi considerada a primeira advogada reconhecida do Brasil. Há 255 anos, Esperança escreveu uma carta relatando os maus-tratos sofridos pelo seu filho na fazenda onde era escrava. Este documento hoje é considerado, pela OAB, a primeira petição do país. "Que possamos resgatar essa alma de justiça em nossa atuação profissional", afirmou Ésio.

Fazendo referência à fala do conselheiro subseccional, o presidente da OAB/SL, Arthur Orlando Dias Filho, falou sobre esperança e a importância da advocacia estar unida e presente na subseção. "Quando participamos, temos a oportunidade de conviver, aprender e sentirmos esperança, abrindo mão de pensamentos egoístas que pouco agregam à classe", explicou Arthur. Aos credenciados, recomendou tomar como exemplo a jubilada para decidir como pretendem viver suas décadas de atuação no Direito e reforçou: "Fiquem atentos ao caminho que irão escolher. Cultivar o bem, os bons conceitos e a ética evitarão que enfrentem situações difíceis. Busquem o conhecimento como caminho para a realização profissional".

Receberam as credenciais definitivas Ana Paula Parizotto, Artur Militão da Silveira, Cristian Rosa Dias, Dilson Egewarth, Elias Couto, Lauro Henrique Vieira Santos, Natacha da Silva Pereira, Nicole Guimarães Floriani, Ramon Henrique Schokal, Rita de Cássia de Oliveira, Thaís Machado de Lima e Thiago Przepiorka Vieira.

 

Assessoria de comunicação - Débora Souza

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - São Leopoldo
Rua Padre Pedro Ernesto Haeser SJ, 72 - CEP 93022-010 - São Leopoldo - RS Fone: (51) 3592.8144 - E-mail: saoleopoldo@oabrs.org.br